Se tem um prato que me dá um verdadeiro conforto emocional é o Tonkotsu Ramen. E quando bate a vontade de traçar esse ramen encorpado, ainda mais no inverno paulistano, meu destino é certo: direto para o Restaurante Ikkousha, no bairro da Liberdade, em São Paulo.
Na minha opinião, é lá que se come o melhor Tonkotsu Ramen da cidade.

Um ramen completo e saboroso
Minha pedida no Ikkousha sempre é a versão completa do Tonkotsu Ramen. Ele reúne na enorme tigela fatias finas de copa lombo (chyashu), Ajitama, o ovo cozido com gema molinha, Kikurage, cogumelo preto de textura marcante e Cebolinha verde.
E claro, a massa fininha típica de ramen e um caldo espesso de ossos de porco cozido por horas.
É um ramen com um sabor profundo, cheio de umami e que dá uma satisfação maravilhosa, além de um conforto para a alma.

O caldo espesso que é quase uma vitamina de porco
O que torna o Tonkotsu Ramen tão especial é o seu caldo espesso e cremoso. Ele é feito com ossos de porco cozidos por longas horas, o que extrai todo o sabor da carne.
A textura é tão densa que lembra uma vitamina de porco, poderia dizer como um elogio. É um prato para quem realmente ama carne suína. Intenso, reconfortante e viciante.

Ponto da massa de ramen
Um detalhe que eu gosto muito no Ikkousha é que você pode escolher o ponto da massa: mole, normal, dura ou muito dura. Eu costumo pedir mais dura, para ela ir cozinhando na tigela enquanto eu como.
E pra quem gosta de pimenta: o restaurante também oferece o God Fire, uma versão do Tonkotsu com molho de pimenta japonesa. Ainda não provei, mas eu dia não me escapará.

Ramen pra todos os gostos (e apetites)
Embora o Tonkotsu seja a estrela da casa, o Ikkousha também serve outras opções, como o Tori Shoyu Ramen, com caldo à base da alga kombu e cogumelo shitake, ideal pra quem prefere algo mais leve.
E se você está com menos fome (ou quer pedir uma entrada junto), pode escolher o Mini Tonkotsu Ramen, que é menor, mas mantém a qualidade.
Gyoza da casa: entrada que vale a visita
Aliás, se você conseguir deixar espaço, recomendo muito pedir a Gyoza do Ikkousha. É outra especialidade do restaurante. Mas confesso: com o ramen grande na mesa, fica difícil. A tigela enche mesmo. Ai talvez valha pedir a versão mini.

Uma tradição do sul do Japão
O Tonkotsu Ramen é muito tradicional de Hakata, na ilha de Fukuoka, ao sul do Japão. E foi lá que surgiu também o primeiro restaurante Ikkousha, que hoje é uma rede internacional com unidades em diversos países.
Aqui no Brasil, o único endereço fica na Rua Thomaz Gonzaga, na Liberdade. Sorte dos paulistanos, que tem a oportunidade de provar essa versão fiel do Tonkotsu Ramen japonês.
Se você gosta de ramen encorpado, com sabor de verdade, o Ikkousha é uma parada obrigatória em São Paulo.
Já conhecia o Ikkousha?
Você já provou o Tonkotsu Ramen do Ikkousha? Curte caldos mais leves ou intensos? Conta pra mim nos comentários e aproveita pra indicar outros lugares bons pra comer ramen em São Paulo. Quem sabe não rola uma próxima visita?
Aproveita também para seguir o Diários Gastronômicos no YouTube e não perder nenhuma nova jornada por aí.
Espero que tenham gostado da dica e quando derem um pulo lá não deixe de falar pra mim como foi a experiência no Instagram do Diários Gastronômicos , aqui no blog o nos comentários do canal no Youtube.
Quem estiver procurando outras dicas de bares e restaurantes em São Paulo dá um pulo na aba: comer e beber em Sampa
Restaurante Ikkousha
Endereço: Rua Thomaz Gonzaga, Liberdade – São Paulo – SP
Horário: segunda a sexta das 11h30m às 15h e das 18h às 22h. Sábado das 11h às 15h30m e das 18h às 22h. Domingo das 11h às 15h30m às 18h às 21h.
Contatos: (11) 3132-6033
Para saber mais:
ikkousha.com.br
instagram.com/ikkousha_brasil
facebook.com/Ikkousha-Brasil

