Amigo Leal e o sanduíche de Kassler com chucrute

Clássico de São Paulo, o Amigo Leal é uma destas casas que fazia falta em minha coleção de bares tradicionais paulistanos.

Aproveitei a passagem de meu companheiro de roteiros gastronômicos Pedro por Sampa e fomos nós visitar o restaurante alemão.

Ele fica localizado embaixo do Minhocão, na região de Santa Cecília. Era nossa última parada de uma longa jornada que começou na Rua Augusta com escala no Papo, Pinga e Petisco na Praça Roosevelt.

Não havia muito mais espaço para comer, portanto buscávamos apenas mais um belisco para encerrar o resto de fome.

Amigo Leal
Porção de canapés mistos e Steinhaeger ultra gelado
Amigo Leal
Paredes de madeira e clima de taverna

Com ambiente típico de uma taverna alemã, com paredes de madeira e um clima noir, o bar já está na Rua Amaral Gurgel desde 1967.

Muito antes, portanto, do Maluf enfiar aquele horrendo viaduto por ali, condenando a área a uma decadência que, por sorte, aos poucos se reverte . Mas claro, há muito caminho ainda a ser percorrido para melhorar o entorno.

Canapés mistos e Steinhaeger

De cara o simpático garçom trouxe uma bandeja com uma porção de canapés mistos, muito comum em bares tradicionais de São Paulo. Também colocou uma garrafa de Steinhaeger ultra gelado na nossa frente. Adoro estes canapés, mas dispensei com a intenção de escolher algo diferente do comum.

Amigo Leal
O chope tem Creme perfeito, nota dez!
Amigo Leal
Alemão Maluco: kassler defumado, chucrutes e molho tártaro

Quase não resisti ao Steinhaeger, que gosto bastante, mas seria um exagero numa noite com muitas cervejas entornadas.  Dei prioridade ao excelente chopp da casa, servido em um copo caldereta mais alongado e bem interessante. Creme perfeito, nota dez!

Uma pedida recomendada do Amigo Leal, além dos canapés, são os famosos pastéis. Ainda não era exatamente isto que eu ansiava.

Alemão Maluco

Li o cardápio de cabo a rabo, enquanto batia papo com o Pedro e virava mais umas rodadas de chope. Foi quando bati o olho num dos sanduíches em oferta: Alemão Maluco (R$ 16,00).

Meu amigo topou na hora com o mesmo entusiasmo que eu. Perfeito para fechar nosso programa. O lanche demorou mais do que poderíamos supor, mas os chopes compensavam a espera.

Amigo Leal
A foto histórica mostra o movimento do bar pouco depois da inauguração

E valeu a pena! Foi o sanduíche mais surpreendente que eu provei nos últimos tempos. Não é exagero. O pão francês é recheado com um suculento kassler defumado, chucrutes (repolho) e molho tártaro. Kassler é o popular carré para os cariocas e bisteca de porco para os paulistanos.

Uma coisa deliciosa que poderia repetir todos os dias de minha existência. O sanduba foi exatamente tudo o que nosso desejo poderia querer. Uma verdadeira revelação que incluo em minha lista de petiscos imperdíveis na cidade.

Não ficamos mais do que uma hora no Amigo Leal. No entanto, foi tempo suficiente para eu entender porque o lugar é tão bem falado e para colocá-lo no meu ranking de bares clássicos paulistanos fundamentais.

Amigo Leal

Funcional de segunda à sexta-feira das 16h às 01h. Sábados das 12h às 01h.

Endereço: Rua Amaral Gurgel, 165 – Santa Cecília / Vila Buarque. São Paulo (SP).

Contatos: (11) 3223-6873

Para saber mais: instagram.com/amigo_leal

Gostou da dica? Então quando der um pulo lá não deixe de falar pra gente como foi a experiência no Instagram do Diários Gastronômicos ou aqui no blog.

Encontre outras dicas de destinos em São Paulo em: comer e beber em Sampa

About André Comber

editor do site Diários Gastronômicos

View all posts by André Comber

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.