Adega do Pimenta da Praça Tiradentes

Uma tarde de comilança, de filmagens e muito papo com a nobre presença do comando familiar por trás do da Adega do Pimenta. Willian e seus dois filhos, Fábio e Gustavo.

Eles são os responsáveis pelo gerenciamento do tradicional endereço no bairro de Santa Teresa e da casa que estivemos naquele dia, na Praça Tiradentes.

Estava com uma dupla e deliciosa função naquela sexta-feira carioca. Com a equipe da Esquina Filmes na gravação de um vídeo de divulgação da Adega do Pimenta. Já como editor do Diários Gastronômicos, a cobertura gastronômica dos pratos alemães da casa, já diversas vezes citado por mim por aqui.

Adega do Pimenta da Praça Tiradentes
Patês diversos com seis tipos. Destaque para o de carne crua
Adega do Pimenta da Praça Tiradentes
Mix de Mini Linguiças com molho páprica
Sobrado histórico

Mais próximo ao intenso movimento do Centro do Rio, a Adega da Tiradentes fica num dos sobrados centenários da histórica praça e oferta um cardápio um pouco mais extenso do que a filial de Santa. Isso tanto no quesito dos comes, como das cervejas, com dezenas de rótulos para os amantes da bebida.

O restaurante lota na hora do almoço praticamente todos os dias,  me revelou Willian. A parte de baixo tem um clima fechado, quase como de uma típica taverna.

Adega do Pimenta da Praça Tiradentes
Os três ótimos estilos de chope da casa: claro, escuro e o bicolor
Adega do Pimenta da Praça Tiradentes
Linguiça Nuremberg com a imperdível batata Rösti do restaurante

O segundo andar é mais claro e segue um pouco o estilo do endereço original, com diversos objetos curiosos cobrindo as paredes e as estantes. O clima é aconchegante e o serviço impecável.

Comida alemã de excelência

A jornada para mim foi uma oportunidade de mais uma vez confirmar a excelência da cozinha e repetir algumas ótimas pedidas. É o caso dos patês de entrada, as salsichas, linguiças e o joelho de porco grelhado.

Por outro lado, mesmo depois de tantos anos de frequência, o restaurante ainda consegue me surpreender com algum prato que não conhecia, como a deliciosa batata rösti.

Adega do Pimenta da Praça Tiradentes
Eisbein grelhado (joelho de porto): uma coisa de louco!
Adega do Pimenta da Praça Tiradentes
O Kassler com salada de batatas é outro clássico da Adega do Pimenta

Como a equipe da Esquina Filmes teve que filmar diversos pratos, seria um crime deixar tudo de lado após as filmagens. Mandamos ver! Ao longo do dia esvaziamos diversas travessas.

Jornada pela culinária alemã

Pra começar: porção de salsichas do pimenta. É o prato perfeito para quem quer provar diferentes estilos como a Frankfurter e a salsicha branca. O Mix de Mini Linguiças também é uma boa pedida para quem procura variedade. Já os patês diversos são seis tipos, com destaque para o de carne crua.

Adega do Pimenta da Praça Tiradentes
O 2º andar do bar é mais claro e bastante agradável
Adega do Pimenta da Praça Tiradentes
A casa conta com dezenas de rótulos de cerveja disponíveis
Adega do Pimenta da Praça Tiradentes
Equipe da Esquina Filmes com Willian e Fábio durante as filmagens no local

Não paramos por aí. Terminada totalmente as filmagens, ainda batemos os pratos principais. O Eisbein Grelhado com batatas coradas e o Kassler com salada de batatas e linguiça Nuremberg com Rösti.

Depois de tanta comida eu praticamente não voltei a fazer refeição no fim de semana, mas valeu a pena. Foi um banquete inesquecível.

Para acompanhar, as três tiradas de chope da casa: claro, escuro e o insuperável e milagroso bicolor – onde o claro e escuro são servidos em um mesmo copo, sem se misturar. Aquele dia eu ainda dei sorte de pegar em uma das torneiras da casa o bom chope Fraga – de uma cervejaria artesanal do Rio.

Todo dia de trabalho podia ser como esse…

Adega do Pimenta Praça Tiradentes

Endereço: Praça Tiradentes, 6 – Centro. Rio de Janeiro (RJ).
Horário: de Segunda à sexta das 12h às 20h. Sábado das 12h às 17h.
Contatos: (21) 2507 5293

Para saber mais: www.adegadopimenta.com.br

Gostou da dica? Então quando der um pulo lá não deixe de falar pra gente como foi a experiência no Instagram do Diários Gastronômicos ou aqui no blog.

Encontre outras dicas de bares e restaurantes no Rio de Janeiro em: comer e beber no Rio

About André Comber

editor do site Diários Gastronômicos

View all posts by André Comber

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.