O Bar Brasil é um centenário sobrevivente no meio de uma Lapa que não para de mudar. A casa segue com o mesmo simples ambiente desde que foi aberta em 1907! É um verdadeiro museu dos botequins cariocas.
O pequeno salão em formato de L tem saídas para a Rua Mem de Sá e Rua do Lavradio. Lá podemos perceber a velha geladeira de madeira, o balcão de metal, os quadros do chileno Selarón nas paredes. Sobretudo a chopeira de bronze da Brahma. Uma preciosidade.
Seu aspecto é retrô, mas está longe da decadência. O botequim recebeu uma pintura, que manteve o seu jeitão antigo e original, mas renovou sua energia. Para o bem dos botequeiros cariocas o Bar Brasil segue firme e mostra ainda ser capaz de sobreviver muitos e muitos anos.
Comida alemã
A culinária alemã é uma das muitas do caldeirão da gastronomia carioca. Dois bares alemães, entre tantas casas de comida típica na cidade do Rio, são minhas favoritas. O Bar Brasil e a Adega do Pimenta.
Tendo sido o Rio a capital do Brasil até os anos 60, a cidade naturalmente atraiu muitos imigrantes germânicos. Eles acrescentaram seus saberes as panelas de nossa cozinha típica, junto com outras tantas culturas. Foram os alemães e suíços que introduziram, por exemplo, o hábito de beber chope na Guanabara.
Há muitas coisas interessantes no cardápio do Bar Brasil, fruto dessa influência. Como destaques, o ótimo Kassler e o Joelho de Porco (Eisbein). O Schnitzel com salada de batatas também vale muito um almoço ou jantar por lá. Recentemente deram uma incrementada nas opções com novos embutidos e um croquete muito bem-feito.
Chope nota 10
O chope Brahma ainda é tirado na antiga torre de bronze e segue sendo um dos melhores do Rio de Janeiro. É um negócio muito sério e uma verdadeira arte o que o pessoal da casa faz ali naquela torneira.
Perdi a conta das vezes que encostei a barriga por ali. É um dos meus bares afetivos, desses que nos acompanham ao longo da vida, de nossa juventude, a fase adulta e, espero, até a velhice. Imagino eu entrando de bengala para tomar um chope com meu neto (que já terá mais de 18 anos, claro) num futuro distante.
Kassler aperitivo
Sempre tento encaixar uma passada por lá quando vou ao Rio, apesar de ser difícil, dado que tenho tantos lugares que amo estar na cidade e pouco tempo para abraçá-los. Mas consegui matar meu desejo e fui com um amigo lá numa das últimas vezes na cidade.
Nosso papo rolou regado a rodadas de chope e um ótimo Kassler aperitivo. Nessa versão, a costeleta de porco defumada vem cortada em pedaços e servida para beliscar. Ainda solicitamos, como complemento, umas batatas portuguesas, que estavam com fritura perfeita!
Deixo aí esse registro, entre tantos que já fiz e outros que certamente farei. Pois o Bar Brasil merece todas as reverências como um dos botequins imperdíveis do Rio de Janeiro.
Bar Brasil
Endereço: Av. Mem de Sá, 90 – Lapa. Rio de Janeiro / RJ.
Horário: de terça à sábado das 11h às 00h. Domingo das 11h às 17h.
Contatos: (21) 2509-5943
Para saber mais:
instagram.com/bar.brasil
Gostou da dica? Então quando der um pulo lá não deixe de falar pra gente como foi a experiência no Instagram do Diários Gastronômicos ou aqui no blog.
Encontre outras dicas de bares e restaurantes no Rio de Janeiro em: comer e beber no Rio
Grande Dé,
Onde eu consigo comprar, por aqui, as delícias da Fazenda Alemã?
Excelentes dicas.
Chew
Bem que eu gostaria que este lugar existisse na cidade do Rio de Janeiro, mas para comprar tais iguarias, só mesmo dando um pulo a Mendes (o que é um ótimo passeio), ou fazendo encomendas por telefone (dependendo da quantidade eles entregam na capital). No Rio, sugiro que você visite uma das casas da rede Adega do Pimenta (Centro e Santa Teresa) e Herr Pfeffer (Leblon) ou no Il Piccolo Café, no Centro. Nestes estabelecimentos é possível curtir muitos dos produtos da Fazenda do Alemão. É uma ótima pedida.
Fazenda do Alemão: Avenida Saputizeiro, s/n – Jabuticabeira – Cinco Lagos – Mendes. Telefone: (24) 2465-5050 / 2465-1103
Adega do Pimenta / Herr Pfeffer: http://diariosgastronomicos.com/category/cidade-do-rio-de-janeiro/santa-teresa/adega-do-pimenta
Il Piccolo Café: http://diariosgastronomicos.com/2010/11/um-cafe-italiano-de-alma-alema-o-primeiro-dia-de-novembro-parte-01.html
Um abraço,
Dé