Churrascaria Boi na Brasa, chouriço no Centro de São Paulo

Churrascaria Boi na Brasa, Centro de São Paulo, Centro de SP, churrasco, morcilha, morcela, chouriço, molho vinagrete, ceboulete, chouriço de sangue
A Churrascaria Boi na Brasa é um dos lugares onde se pode comer morcela em São Paulo

Era um dia de sábado e eu acordei, pois, com uma súbita vontade de comer chouriço de sangue. Foi então que me lembrei da Boi na Brasa, clássica churrascaria do Centro de SP, um dos locais onde é possível encontrar morcela na cidade.

Aproveitando o ensejo, eu parti assim para um rolê no bairro da República, incluindo um passeio pelo Minhocão de bike, procurando abrir o apetite antes do almoço. Consegui, desse modo, unir dois programas numa passagem de metrô só.

Churrascaria Boi na Brasa, Centro de São Paulo, Centro de SP, churrasco, morcilha, morcela, chouriço, molho vinagrete, ceboulete, chouriço de sangue, chope Brahma, batatas portuguesas
O salão da churrascaria, no Centro de SP, que tem como ponto positivo o serviço a la carte
Boi na Brasa, tradicional churrascaria do Centro de SP

Cheguei ao restaurante assim que ele abriu as portas, enquanto as mesas ainda estavam vazias. Não demorou para que o salão logo se enchesse de gente ávida pelas porções generosas de carne, com todos aqueles acompanhamentos exagerados que o brasileiro gosta.

Digo, por experiência própria, que o Boi na Brasa é bom tanto pelas carnes, quanto por suas opções de guarnições. É o caso, pois, da farofa, do arroz de carreteiro e das batatas portuguesas.

Funcionando desde 1966 numa esquina da Rua Marquês de Itu, no Centro de SP, a churrascaria tem como um dos pontos positivos o sistema a la carte, que eu prefiro. As porções generosas geralmente satisfazem de duas ou três pessoas, a depender da ogrice.

Churrascaria Boi na Brasa, Centro de São Paulo, Centro de SP, churrasco
A tradicional churrascaria fica numa esquina da Rua Marquês de Itu, no Centro de SP
Chouriço com vinagrete e batatas portuguesas

Meu objetivo era outro, no entanto. Tinha a morcela na cabeça. O chouriço é servido, a principio, como uma entrada na churrascaria. Mas eu fiz uma dupla função. Comi como entrada e prato principal.

Para começo de conversa, solicitei o couvert da casa, ou os molhos vinagretes de cebola e tomate, acompanhado de pão francês, que é muito típico de São Paulo. O pão francês fresquinho vale um especial elogio.

Acompanhando o chouriço, pedi todavia um porção extra de batatas portuguesas. Assim pude apreciar a morcilha tanto com o pãozinho e os molhos, como também junto das batatas. Sendo este o meu prato principal.

Churrascaria Boi na Brasa, Centro de São Paulo, Centro de SP, churrasco, morcilha, morcela, chouriço, molho vinagrete, ceboulete, chouriço de sangue, chope Brahma, batatas portuguesas
Meu café da manhã de sábado: chouriço de sangue com batatas portuguesas

Um adendo aqui para as batatas portuguesas. É um estilo não tão fácil de encontrar em São Paulo como, por exemplo, no Rio de Janeiro, onde é bastante comum. Portanto, mais um motivo para curtir o Boi na Brasa, cujas fritas estavam sequinhas e deliciosas.

Linguiça de sangue, uma receita histórica

Os embutidos preparados com sangue tem longa história, cuja origem remonta aos gregos. Ao menos assim reza a lenda. Diversos países produzem este tipo de enchido. Na Ásia, a Coreia e a China tem suas versões. Já na Europa, praticamente todos os países possuem a sua típica linguiça de sangue.

Entre os mais célebres, pois, podemos citar Black Pudding, consumido no café da manhã em toda Grã Bretanha. Os franceses produzem o seu Boudin Noir. Já na Itália, a Sanguinaccio. As versões mais comuns no Brasil são as Ibéricas, espanholas e portuguesas.

Churrascaria Boi na Brasa, Centro de São Paulo, Centro de SP, churrasco, morcilha, morcela, chouriço
O chouriço de sangue tem uma consistência pastosa, semelhante a um patê

Murcillas são muito populares na Argentina e Uruguai. Já por aqui a chamada morcela, ou chouriço de sangue, sofre algum preconceito e por isso não são tão fáceis de se encontrar em mercados e restaurantes.

Melhores lugares para se comer morcela em São Paulo

Aqui em São Paulo, além do Boi na Brasa, posso citar outros dois locais com ótimas morcelas. A começar pelo restaurante argentino Martín Fierro, na Vila Madalena, que eu curto bastante. Outro é o La Borratxeria Parrilla em Pinheiros, que produz seu próprio enchido de sangue.

Um lugar onde é possível comprar diferentes estilos de murcilla é na Botiga Pirineus. A marca de embutidos artesanais é especializada nos enchidos espanhóis. Incluindo a Murcilla Dulce (muito apreciada pelos argentinos e uruguaios), a Murcilla Espanhola tradicional e a Murcilla de Burgos (tem como base o arroz). Além da Butifarra Negra, Branca e Catalana.

Churrascaria Boi na Brasa, Centro de São Paulo, Centro de SP, churrasco, morcilha, morcela, chouriço, molho vinagrete, ceboulete
Os vinagretes clássicos do restaurante servidos com um pão francês de entrada
Qual os ingredientes do chouriço de sangue?

As receitas das linguiças de sangue variam. A Butifarra Negra, por exemplo, leva miúdos, pele e orelha de porco. Já a Catalana é uma versão mais suave. A Murcilla dulce é preparada com nozes. O Black Pudding pode conter aveia e cevada entre os ingredientes.

Portugal também tem uma variedade como a morcela de arroz (leva arroz cozido), a morcela doce (com pimentão) e a morcela de farinha.

De maneira geral, no entanto, as linguiças de sangue tem como base o sangue do porco coagulado e a gordura, aí variando os tipos de especiarias complementares.

Churrascaria Boi na Brasa, Centro de São Paulo, Centro de SP, churrasco, morcilha, morcela, chouriço, molho vinagrete, ceboulete, chouriço de sangue, chope Brahma
A caneca de chope retrô em alumínio é uma marca registrada do restaurante
Caneca de alumínio

Fato é que eu estava feliz com o meu chouriço de sangue, acompanhado de batatas portuguesas, bem como um chope gelado servido na clássica caneca de alumínio retrô. Muito antes do copo Stanley entrar na moda, a churrascaria do centro já tinha suas canequinhas metálicas.

Brincadeiras a parte, a Boi na Brasa tem um jeitão de restaurante tradicional e garçons experientes (de verdade) com suas gravadas borboletas. Logo me agrada, sendo assim um bom destino para carnívoros de modo geral e amantes de linguiça de sangue com seu bom chouriço na brasa.

Endereço: Rua Marquês de Itu, 188 – República / Centro de SP. São Paulo / SP
Horário: diariamente das 11h às 23h
Contato: (11) 3222-9479

Para saber mais:
instagram.com/boinabrasareal

 Os outros locais para comer ou comprar linguiças de sangue em São Paulo citados no texto:

Restaurante Martin Fierro

La Borratxeria

Botiga Pirineus

Gostou da dicas? Então quando der um pulo lá não deixe de falar pra gente como foi a experiência no Instagram do Diários Gastronômicos ou aqui no blog.

Encontre outras dicas de bares e restaurantes em São Paulo em: comer e beber em Sampa

About André Comber

editor do site Diários Gastronômicos

View all posts by André Comber

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.