Lanche de pernil no Mercado da Lapa

Mercado da Lapa, comida de boteco, botequim, São Paulo

Longe de ter fama dos tradicionais bares do Mercado da Cantareira, os botecos do Mercado da Lapa me agradam por sua singeleza, os preços honestos e também pelos ótimos lanches e PFs. É o caso do Recanto da Lapa no Box 92 da Rua 05: para se ter uma ideia, nem letreiro tem.

Recanto da Lapa é um pé-sujo autêntico, que na hora do almoço mata a fome dos visitantes e dos trabalhadores do Mercado com porções e lanches na faixa dos R$ 10,00.

São poucas mesas dispostas junto ao vai e vem de pessoas e próximas as mercadorias dos boxes vizinhos. Há um verdadeiro mix de aromas de vários temperos pelo ar, que se juntam ao cheiro das frituras e quitutes sobre o balcão.

Mercado da Lapa, Sao Paulo, lanche de pernil
Porções e lanches na faixa dos R$ 10,00 matam a fome do povo no Mercado
Mercado da Lapa, Sao Paulo, lanche de pernil 3
Optei por um delicioso, bem temperado e tenro lanche de pernil
Lanche de pernil

Sentei e pedi uma cerveja Serra Malte para matar a sede enquanto escolhia o que beliscar. Quase não resisti a porção de Joelho de Porco, em exibição na vitrine. Preferi o lanche de pernil. A carne estava tenra, muito bem temperada e com bom equilíbrio de sal.  Foi servida no pão francês com um molho de cebola e pimentão amarelo.

Excelente sanduíche! Perfeito até no seu tamanho, sem aquele exagero cênico de carne (só para turista bater foto) do Mercadão da Cantareira. Alguém com muita fome pode até traçar outro – e mesmo assim o programa ainda fica barato.

Mercado da Lapa, Sao Paulo, boteco
Box 92 na Rua 05: um autêntico exemplar de pé-sujo
Mercado da Lapa, Sao Paulo 5
O bolinho de bacalhau encerrou minha passagem pelo boteco
Bolinho de Bacalhau

Eu mesmo achei que cabia alguma coisa a mais e pedi um Bolinho de Bacalhau – feito com Bacalhau do Porto comprado ali no próprio Mercado. Em formato charuto, o único pecado é que eles não o fritam na hora – afinal em termos de recheio achei muito bom.

Devidamente forrado, fui fazer umas comprinhas no Mercado. É claro que não resisti a umas boas gramas da Linguiça de Bragança com Alho, umas carnes secas, uns queijos… queria comprar tudo! Sempre fico perdidinho quando estou por lá.

Mercado da Lapa, Sao Paulo
O Mercado da lapa tem um curioso formato triangular
Mercado da Lapa, Sao Paulo 2
Exemplo de empório de venda de minutas como azeitonas e tremoços
Mercadão da Lapa

O Mercado da Lapa é um destino tão bom para compras quanto o Mercado da Cantareira, no Centro de SP, com a vantagem de ser menor, menos conhecido e mais tranquilo de circular. Por passar longe dos planos dos turistas (locais ou forasteiros), os preços nos boxes do entreposto no bairro da Lapa também são mais convidativos.

Inaugurado nos anos 50, o Mercado Municipal Rinaldo Rivetti (nome oficial em homenagem ao fundador) abrigou inicialmente os comerciantes de um extinto mercadinho de imigrantes na Rua Clélia – principalmente italianos recém-chegados à cidade. O prédio tem um curioso formato triangular, em que os corredores principais se unem em uma das pontas.

Mercado da Lapa, Sao Paulo, linguica de braganca
As irresistíveis linguiças de Bragança Paulista
Mercado da Lapa, Sao Paulo, carne seca
Barraca de carnes secas

É muito procurado por cozinheiros profissionais, donos de bares e restaurantes e amantes da gastronomia. Tem de tudo por ali: ótimos açougues, peixarias e empórios para comprar desde minutas até queijos, frios, bacalhau e cortes de carne mais exóticos.

O acesso ao Mercado da Lapa é muito fácil tanto para quem vem de carro (tem estacionamento ao lado), quanto para quem opta por transportes públicos (como eu): ele fica em frente ao terminal de ônibus da Lapa e colado a uma estação da CPTM.

Mercado Municipal Rinaldo Rivetti

Funciona de segunda a sexta das 8h às 19h. Sábado das 8h às 18h horas

Endereço: Rua Herbart, 47 – Lapa

Contatos: (11) 3832-1834

Para saber mais: mercadaodalapa.com.br

About André Comber

editor do site Diários Gastronômicos

View all posts by André Comber

One Comment on “Lanche de pernil no Mercado da Lapa”

  1. O mercado da Lapa é minha paixão.
    Sempre estou por lá.
    Você devia ter provado o joelho. Muito bom.
    Carnes para feijoada, pé de porco, azeitonas, cebolinhas em conserva, cabrito, coelho, pato, galo… só compro lá

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.