Restaurante Alfaia, Copacabana

Alfaia, restaurante português, Copacabana, Rio de Janeiro

O Rio de Janeiro é uma cidade com inúmeros bons restaurantes portugueses. A concorrência é grande, mas há uma diferença de estilos e também de preços. A escolha de qual ir depende muito do humor, gosto e bolso de cada um. Num pequeno trecho de Copacabana, por exemplo, há dois representantes tradicionais desta cozinha muito próximos: o Restaurante Alfaia e A Marisqueira.

Na Marisqueira os preços são um tiquinho mais atraentes por conta do tamanho das porções. O cardápio é mais vasto, principalmente de frutos do mar. Se você não liga para o aspecto um quê decadente do salão, pode ser uma boa alternativa. O Alfaia, por outro lado, tem um clima mais sóbrio e moderno, é menor e mais aconchegante. Ambos servem boa comida, com ótimo serviço.

Restaurante Alfaia
Alfaia: clima sóbrio, salão pequeno e bom atendimento

Em minha última passagem por Copa resolvi, com a minha esposa, escolher o Alfaia  para almoçar – quebrando um pouco o ciclo de idas ao Marisqueira. Era nossa última refeição carioca depois de uma temporada de 15 dias de férias e queríamos fechar com chave de ouro a sempre farta jornada gastronômica pela Guanabara.

Simpático Alfaia

A simpatia pelo Alfaia começa logo no site, muito bonito e funcional. Mas como outros tantos restaurantes do Rio, falta destacar os preços no cardápio digital. É um hábito ainda pouco comum que ajuda muito na hora de planejarmos onde ir, ou o que pedir.

Já no local, e devidamente sentados para o almoço, não dispensamos uma porção inicial de Bolinhos de Bacalhau. O restaurante serve uma versão pequena, redondinha e perfeita! Dá vontade de ficar pedindo outras levas indefinidamente. Creio que seja um dos melhores bolinhos da cidade.

Restaurante Alfaia
Bacalhau ao Murro, com batatas, pimentão, ovos, cebola e salsa frita

Um dos pratos do dia em destaque num quadro grande na parede era o Polvo à Moda. Eu tenho verdadeira obsessão por polvo, mas consegui resistir à tentação e segui firme no plano inicial de dividir com a Silvia um prato de bacalhau.

Bacalhau ao murro

Não menos tentadora foi a nossa escolha: Bacalhau ao Murro. Estava perfeito em seu preparo, com as lascas da posta grelhada se desfazendo facilmente. Os acompanhamentos (batatas ao murro, pimentão, ovos e cebola) compunham bem a orquestra. Vale destacar a salsa frita, um delicioso detalhe no conjunto.

Restaurante Alfaia
Servem uma versão pequena, redondinha e perfeita de bolinhos de bacalhau

Em relação as bebidas, para um cervejeiro inveterado como eu, há poucas opções disponíveis, mas a Cerpa salva. Ficaria feliz de ver outras marcas por lá, como a cerveja portuguesa Sagres, ou a Super Bock. No entanto, compreendo que o destino seja mais para quem curte vinho.

O Alfaia não é um programa para todo dia, mas no que se refere ao paladar se sai de lá muito satisfeito. A depender da minha vontade de comer aqueles mini bolinhos de bacalhau, pretendo voltar lá logo-logo.

Restaurante Alfaia

Endereço: Rua Inhangá, 30, Loja B – Copacabana, Rio de Janeiro (RJ)
Horário: funciona de segunda à sábado das 12h à 21h. Domingo das 12m às 19h.
Contatos: (21) 2236-1222 / (21) 2255-8882
Estação de Metrô mais perto: Cardeal Arcoverde

Para saber mais:

restaurantealfaia.com.br
instagram.com/alfaiario

Gostou da dica? Então quando der um pulo lá não deixe de falar pra gente como foi a experiência no Instagram do Diários Gastronômicos ou aqui no blog.

Encontre outras dicas de bares e restaurantes no Rio de Janeiro em: comer e beber no Rio

About André Comber

editor do site Diários Gastronômicos

View all posts by André Comber

2 Comments on “Restaurante Alfaia, Copacabana”

  1. Paguei 71,00 para meia moqueca de peixe. Tive que deixar pelo menos 70% no prato já que não gosto de moqueca com peixe cru, ou mal cozido. Fora a desatenção do garçom que te pergunta uma coisa e te traz outra para a bebida, realmente não gostei de não ter ouvido, em nenhum momento, um desculpe-nos pela falha. O culpado foi eu por não ter devolvido o prato que levou mais de 30 minutos para ficar pronto. É claro, eu poderia esperar mais um pouco se o cozinheiro fosse mais cuidadoso com meu prato, uma boa moqueca compensaria qualquer demora. Mas o molho estava bom… comi com o arroz. Em nenhum momento criei um “clima”, mas me desagradou muito ter que explicar porque eu não achava merecedor receberem os 10%. Atendimento desatento, falta de cuidado na cozinha – erros grosseiros para um restaurante que se diz especializado. Não recomendo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.