Black Pudding em Londres

Mais um dia em Londres e finalmente eu apreciei um belo Black Pudding.

Começamos a quarta a passear por Westminster, observando o conjunto do Parlamento inglês e o célebre relógio do Big Ben. Eu sempre tive a impressão de que as imponentes edificações dos Houses of Parliament fossem mais antigas.

Talvez porque assim desejassem os arquitetos quando escolheram um projeto de estilo gótico, já fora de moda na época. Os prédios atuais são, na verdade, relativamente recentes. Isso se tomarmos a Europa como parâmetro.

Fantasia arquitetônica medieval

Foram construídos em 1834 em razão de um grande incêndio que destruiu as antigas edificações governamentais. Como consta no guia da Time Out Londres a escolha do gótico é até considerada uma espécie de ‘Disneyficação’ da história.

Não que eu não tenha achado muito bonito, mas confesso que fiquei um pouco decepcionado quando descobri que tudo não passa de uma fantasia arquitetônica medieval em pleno século XIX.

Relativo ao texto Black Pudding em Londres
Black Pudding

Tirei algumas fotos com o Big-Ben ao fundo, em diferentes perspectivas, como um grande ‘turistão’. Gostei mesmo de passear por algumas ruelas medievais da área, onde era possível apreciar, ai sim, edificações góticas medievais.

Do parque ao lado do Parlamento também se tem uma ótima vista do Rio Tâmisa. Atravessamos o St James’ Park, em direção ao Palácio de Buckingham. Este último também foi também foi uma grande decepção, com sua arquitetura rude e sem graça, típica da Era Vitoriana.

Continuamos nossa caminhada a cruzar agora o Green Park, observando alguns dos apartamentos mais caros da cidade. Para fechar o passeio da manhã, paramos para um chá na requintada casa Wolseley.

Black Pudding no Chimes

Hora do almoço, momento sempre importante do dia. Como nosso plano era ir a uma exposição no Tate Britan, pegamos o ‘Tube’ até Pimlico atrás de um restaurante para comer na área. Não há muitos, mas tínhamos uma boa dica, o Chimes. É uma casa de comida típica inglesa e Wine Bar.

Fiquei na cerveja mesmo, com a ótima Fuller’s London Pride. Não há muitos turistas por aquela área, o restaurante é um segredo bem guardado pelos ingleses numa simpática rua do bairro de Pimlico.

Relativo ao texto Black Pudding em Londres

Enfim pude me dedicar com calma e com toda a atenção e vontade a um fantástico Black Pudding. Antes havia comido de forma apressada no Borough Market. Os ingleses chamam de Black Pudding tanto a torta de sangue, com a salsicha (bem semelhante a morcela espanhola e portuguesa). A do Chimes era a salsicha servida sob um molho de queijo Stilton derretido (£5.25). Que delicia!

Bangers, Mash and Onion Gravy

Como prato principal, o tradicionalíssimo Bangers, Mash and Onion Gravy servido com Cumberland sausages (£8.95). Vim a comer este prato em outra ocasião, mas sem dúvida do o Chimes foi o melhor.

Trata-se, basicamente, da boa salsicha de Cumberland com purê de batata e molho de cebola. Não tem erro. Pode ter certeza de que quando forem à Inglaterra, ora ou outra vão comer este prato.

A Silvia pediu um Cheesy Topped Shepherd’s Pie minced lamb with peppers, onion and garlic (£8.25), uma espécie de escondidinho de carne de cordeiro, muito gostoso. Posso afirmar que foi o melhor restaurante de comida típica inglesa que estivemos durante a viagem. E isso não nos saiu nenhum absurdo de preço.

Relativo ao texto Black Pudding em Londres
Tate Britan

Após o almoço caminhamos até o Tate Britan para ver a exposição do artista plástico inglês Chris Ofili. Descobrimos o trabalho dele olhando a programação do museu e simplesmente nos encantou. Sai de lá com um cartaz da exposição, além de alguns cartões postais debaixo do braço. Só não comprei um quadro porque aí já é um pouco demais para o meu bolso.

Mais para o final da tarde ainda visitamos o Victoria & Albert Museum – com um acervo enorme – e compramos umas lembrancinhas na famosa loja de departamentos Harrods.

A quinta nos reservava uma longa viagem até Edimburgo na Escócia. Teríamos que acordar bem cedo, além de tentar arrumar a bagunçada de compras que deixamos na casa do Alex. E assim decidimos encerrar nosso passeio de quarta já no final da tarde.

Antes de voltar para casa, porém, demos um pulo no mercado Sainsbury´s, uma grande rede inglesa, para comprar uns beliscos de jantar. Para mim, ir a um supermercado é um programa turístico comparado a outro qualquer, como visitar as Houses of Parliament e tirar fotos do Big Ben.

Sugestões para conferir na rede:

Tate Britan: tate.org.uk

Loja de departamente Harrods: harrods.com

Victoria & Albert Museum: vam.ac.uk

Gostou da dica? Então deixe o seu comentário no Instagram do Diários Gastronômicos ou aqui no blog.

About André Comber

editor do site Diários Gastronômicos

View all posts by André Comber

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.