Low BBQ Pinheiros

Low BBQ, pit barbecue

O Low BBQ Pinheiros faz um mix entre a tradição do preparo de carnes defumadas na Pit, com alguns cortes típicos dos EUA, mas também brasileiros.

A tradição do BBQ do sul dos EUA, notadamente a do Texas, com carnes preparadas na Pit sempre me encantou. Não que eu ache melhor ou pior do que o nosso churrasco Sul-Americano. Considero como coisas distintas, ambas com forte influência na cultura de cada região das Américas.

Bandejão Ogro traz um pouco das principais carnes da casa

Na realidade há coisas que se assemelham na cultura gastronômica brasileira com o EUA, como o preparo lento de carnes no bafo: a costela, o cabrito e no estado de São Paulo, o cupim (corte brasileiríssimo).   

Mesmo assim demorou muito para que começassem a surgir algumas casas que trouxessem o jeito americano de fazer churrasco, com os cortes defumados na Pit.

A linguiça artesanal é um dos destaques do cardápio

Fiquei feliz em saber que outra casa com Pit abriu no bairro, na Rua dos Pinheiros. Foca na pit, na defumação, e não é um restaurante temático “texano”.

Mix de tradições

É uma casa moderna e atraente (seguindo o padrão industrial que virou moda na cidade), tem um bom tamanho e os preços são justos, sem exageros. Mas fundamentalmente eles acertam em fazer um mix de tradições.

Você pode apreciar de entrada um típico Ribs com molho BBQ, ou um Bolovo de Brisket (versão do clássico paulistano, com massa feita de brisket defumado). Também há uma linguiça artesanal que eu considero um dos grandes destaques de lá, imperdível!

Brisket que pedi numa passagem pelo almoço

Nas carnes, o cardápio contempla pedidas clássicas do BBQ estadunidense como brisket, o pulled pork, além da costela bovina (uma tradição dividida entre os EUA e o Brasil).

Outros itens brazucas como o Cupim de boi e a Maminha também são preparados lentamente na Pit (que fica no fundo do salão, como um objeto religioso para ser louvado).

Bandejão Ogro

É difícil escolher por onde começar, por isso mesmo é bom sempre ir acompanhado. Uma boa opção é o Bandejão Ogro, que traz um pouco das principais carnes da casa, o brisket, a costela, cupim, pulled pork e a linguiça, com três acompanhamentos para escolher. É para dois ogros ou três seres humanos com fome normal.

Bom chope Pale Lager da Votus

Da primeira vez que estive lá, sozinho, tive de abdicar do Bandejão e acabei pedindo pelo Brisket, que eu adoro, mas… Não que tenha sido uma decepção, porém esperava mais daquele peito bovino. Achei um pouco ressecado.

No entanto, a linguiça (que pedi de entrada), a porção de batatas com páprica e sal defumado e a farofinha (para não deixar de ter um componente made in Brazil) compensaram tudo. Sai rolando, pois no fim, a quantidade servida era farta.

Retorno para o bandejão

Decidi que tinha de voltar, tirar a prova. O lugar merece um retorno sim. Chamei um amigo com fome e estivemos lá num final da tarde, onde pudemos apreciar sem pudor o ótimo chope da casa, um Pale Lager da cervejaria Votus (tomara quem tenham mantido).

Dessa vez fomos direto no Bandejão.  Continuei com a mesma impressão que tive antes sobre o brisket. Mas o resto estava ótimo, o pulled pork, a costela, a linguiça (já devidamente elogiada) e, principalmente, o Cupim bovino. Excelente!

Ambiente moderno em estilo industrial

No fim das contas acho que curti mesmo foi adaptação da churrasqueira pit (uma grande invenção estadunidense) ao gosto brasileiro. O Cupim de lá é nota 10. Só falta eu voltar para provar a Maminha.

No almoço eles servem menu executivo onde escolhe-se uma carne e dois acompanhamentos e o esquema é pague e pegue no balcão, sem garçom. Ligeiro e com preços em conta. Vou dizer que é difícil passar por ali durante a semana para almoçar e não pegar uma filinha na porta.

Na happy hour ofertam o serviço de mesa tradicional.

O Low BBQ conseguiu se enraizar na região, aproveitando tanto o público que trabalha nos arredores da Faria Lima – Largo da Batata e os moradores do bairro. Sorte nossa.

Low BBQ

Funciona de segunda a quinta, das 12h00 às 15h00 e 18h00 às 23h00. Sexta das 12h00 às 15h00 e 18h00 às 00h00. Sábado das 12h00 às 00h00.

Endereço: Rua dos Pinheiros, 1235 – Pinheiros. São Paulo / SP

Contatos: (11) 3042-0001 / contato@lowbbq.com.br

lowbbq.com.br

@lowbbqbar

About André Comber

editor do site Diários Gastronômicos

View all posts by André Comber

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.