Tonkotsu Ramen do Ikkousha

Ikkousha, Tonkotsu Ramen

Com osso de porco cozinhado durante um longo tempo – como manda a tradição – o caldo do Tonkotsu Ramen do Ikkousha se destaca por ser muito saboroso e consistente.

Ele é o carro chefe da rede japonesa Ikkousha, que diz preservar a receita original do caldo Tonkotsu de Hakata, no Japão, onde surgiu.

Além do osso suíno, eles utilizam uma mistura de três tipos shoyu de Hakata, produzidos com vários tipos de frutos do mar, o que intensifica o seu gosto. O caldo é quase que cremoso, com o sabor de porco bem presente.

Meia porção de Gyozas – pequenos e gostosos

Mas ao mesmo tempo que é intenso, por ser produzida com o osso – e não com gordura – a sopa não tem um aspecto gorduroso. É difícil de definir.

Hoje tenho claro que Tonkotsu é o meu estilo de Lamen predileto. Além do Ikkousha, o Tonkotsu Barikote Ramen Maru, nos Jardins, também serve um exemplar respeitável.

Ponto de cozimento e tamanho

A massa na rede japonesa, mais fininha, é outra característica que vale um destaque. A gente ainda pode escolher o ponto do cozimento, que eu prefiro mais al dente. Ainda dão a opção do Lamen em dois tamanhos.

Peça o mini se quiser provar ao menos duas entradinhas. Eu pedi o Tonkotsu Ramen grande e completo (com ovo e chyashu) + meia porção de gostosos Gyozas (cinco unidades).

Porção completa do Tonkotsu Ramen

Como os Gyozas são pequenos dá para matar ao menos a meia porção sem maiores dificuldades. Se estiverem acompanhados vale até pedir uma inteira e, quiçá, também o Karaage (frango empanado e frito).

Para quem curte uma vida mais apimentada, uma boa opção é God Fire, Lamen feito da mistura da sopa do Tonkotsu com a base de molho de pimenta caseira. O negócio, dizem, é para os fortes.

O endereço na Liberdade é o primeiro no Brasil

O endereço no Bairro da Liberdade é o primeiro e único da Ikkousha aqui no Brasil (contam com cerca de 60 lojas espalhadas pelo mundo). Se você curte Lamen, este é mais um ótimo destino na cidade de São Paulo.

Ikkousha

Funcionam de segunda a sexta das 11h30m às 15h e das 18h às 22h. Sábado das 11h às 15h30m e das 18h às 22h. Domingo das 11h às 15h30m às 18h às 21h.

Endereço: Rua Tomás Gonzaga, 45, Loja E – Liberdade. São Paulo / SP

Contatos: (11) 3132-6033 / info@ikkousha.com.br

ikkousha.com.br

instagram.com/ikkousha_brasil

facebook.com/Ikkousha-Brasil

Encontre outras dicas de destinos em São Paulo em: comer e beber em Sampa

About André Comber

editor do site Diários Gastronômicos

View all posts by André Comber

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.