Lulas à Dore da Adega Pérola

Lula a dorê, Adega Pérola, Copacabana, Rio de Janeiro

Um dos meus botequins prediletos no Rio de Janeiro a Adega Pérola é Copacabana na veia, naquilo que tem de mais fascinante: a diversidade de tipos humanos convivendo num mesmo espaço.

Fundado por portugueses da Ilha da Madeira, o espaço deste boteco é muito disputado nos finais de tarde do tradicional bairro. Mas sempre se encontra um banquinho vago nas mesas ou um cantinho para o cotovelo no balcão.

É justamente ali no balcão que está o que todo mundo procura. Há uma enorme variedade de petiscos dos mais simples aos mais exóticos. Isso sem contar os outros pratos disponíveis e indicados em pequenos cartazes espalhados por todos os cantos do bar.

Tapas portugueses

Sem dúvida a Adega Périal é o botequim carioca com maior variedade de opções de aperitivos de todo Rio de Janeiro. Um verdadeiro reino dos ‘tapas’ portugueses.

Apesar das inúmeras vezes que já bati ponto por ali (e continuo a bater sempre que vou visitar minha terra natal) ainda não consegui cumprir a missão de degustar todas as delícias disponíveis.

Até porque, muitas vezes, eu acabo por repetir algumas opções que simplesmente adoro . Como por exemplo o Polvo à Vinagrete, o Bacalhau em Lascas, ou as Sardinhas Portuguesas, entre outros.

Adega Pérola
A sugestão bem vinda de meu irmão: os suaves miolos de alcachofra

Numa quinta-feira de agosto, mais uma vez estava eu lá, em companhia de meu irmão Tavo. Sacrificamos as nossas nádegas nos duros banquinhos fixos de madeira para provar mais alguns petiscos da casa. Desta vez decidi não repetir nenhum pedido. Tudo novidade.

Miolos de alcachofra

Para começar, a sempre bem vinda cerveja Therezópolis, servida com muito capricho por lá. Para acompanhar, uma sugestão acertada do meu irmão e que até então me escapara o paladar: miolos de alcachofra. São fantásticos, leves e suaves no tempero.

Vale esta importante observação: se você quiser, a passagem pela Pérola pode ser light ou heavy. Tem de tudo por lá, das morcelas às alcachofras. Estas últimas foram mais um item para minha coleção de delícias da Adega.

Adega Pérola
O balcão da Adega Pérola e sua enorme variedade de petiscos
Lulas à Dore

A nova grande revelação, no entanto, veio logo em seguida. Desta vez o pedido foi meu: porção de Lulas à Dore, por honestíssimos R$ 25,00.

A quantidade de anéis na travessa metálica nos surpreendeu. Mais ainda nos causou surpresa como estavam bem preparados, sequinhos, com tempero leve e consistência macia. Ou seja, a definição do que deve ser uma Lula à Dore.

A única advertência que faço aos que tem restrições é pedirem ao pessoal da casa não adicionar sal quando servirem a porção (nada grave, porém). Vai ser difícil não pedir esta opção da próxima vez que for a Pérola.

Nunca é demais reforçar a dica. Esse botequim de Copa é para botar na agenda mensal e brincar de colecionar petiscos.

Adega Pérola

Endereço: Rua Siqueira Campos 138 – loja A, Copacabana. Rio de Janeiro / RJ.
Horário: de segunda a sábado das 11h à 01h.
Contatos: (21) 2255-9425

Para saber mais:
instagram.com/adegaperola

Gostou das dica? Então quando der um pulo lá não deixe de falar pra gente como foi a experiência no Instagram do Diários Gastronômicos ou aqui no blog.

Encontre outras dicas de bares e restaurantes no Rio de Janeiro em: comer e beber no Rio

About André Comber

editor do site Diários Gastronômicos

View all posts by André Comber

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.