Bar do Luiz Nozoie, clássico boteco de São Paulo

Era início de outono e o tempo ainda ensaiava uns dias de calor em São Paulo. Lá fui num sábado à tarde para as bandas do Cursino, ao famoso Bar do Luiz Nozoie.

Bar do Luiz Nozoie
O balcão da casa exibe alguns interessantes acepipes, entre os quais lulas e polvo a vinagrete

Clássico botequim paulistano, ele entra na minha lista de ouro. Uma seleta seleção de botecos realmente essenciais para se conhecer na capital

Bar do Luiz Nozoie
Há muitos acepipes do mar no balcão
Acepipes do mar

A casa recebe o nome do dono, um descendente de japoneses que tem entre suas paixões a pescaria. Naturalmente, isso reflete no cardápio. Na verdade no balcão: lá é possível apreciar e provar uma série de acepipes do mar, entre lulas, mariscos e camarão. 

Bar do Luiz Nozoie
A velha máquina de sorvete virou freezer para a cerveja: estupidamente gelada em 15 minutos

Muita coisa era pescada pelo próprio Luiz em companhia de sua esposa. Eles costumavam descer até o Guarujá ao menos uma vez por semana para a coleta. Atualmente Luiz fica mais nos bastidores e o bar é tocado por sua família.

Tudo teve início nos anos 60 como uma birosca onde Luiz vendia sorvetes. Eram fabricados numa velha máquina trazida de sua cidade natal no Paraná. Certo ponto a geringonça deixou de produzir sorvetes para servir de freezer para as cervejas. Diz-se que bastam quinze minutos para que as garrafas saiam trincando.

Bar do Luiz Nozoie
Passamos pelo bons vinagretes de lula e de polvo

A clientela adorou a brincadeira, a máquina nunca mais fez sorvete e o bar ficou famoso pelas ampolas estupidamente geladas. Até hoje a família costuma usar o instrumento curioso para resfriar cervejas. Mais por onda, pois só mesmo as novas geladeiras para dar conta da sede do povo todo que bate na porta do bar.

Apeguei-me imediatamente ao ambiente simples da casa. Um raro bar que não caiu na esparrela da reforma a la boteco chique que se vê muito por aí tanto em São Paulo quanto no Rio.

Bar do Luiz Nozoie
Espetinho crocante de camarão e um surpreendente bolinho de milho
Fiel ao estilo boteco clássico de ser

O Bar do Luiz Nozoie se mantém fiel ao seu estilo. A família aos poucos vai dando um retoque daqui e de acolá. Mudou mesas e fez da casa um espaço singelo, porém de bom aspecto e que dá vontade de sentar e não sair mais.

Assim fiz com meu amigo. Aconchegamos-nos numa pequena mesa de canto e lá foi uma cerveja atrás da outra. Para comer era só ir até o balcão e pegar uma lula ou solicitar um espetinho de camarão. Espetinho de camarão por 3 reais! Sim, um troço que não tem nada de espetacular mais é bom demais.

Bar do Luiz Nozoie
Recheio de queijo do bolinho de milho. Leve e saboroso

Ali não é lugar de almoçar e sim para se perder, ou se achar, horas a fio a experimentar os petiscos do mar. Como exemplo, a boa lula e polvo a vinagrete que provamos. Ou o surpreendente bolinho de milho (R$ 3,20 a unidade) com recheio de queijo, sugerido pelo Thiago. Tinha sabor suave, mais leve do que eu poderia supor e ao mesmo tempo saboroso.

Bar do Luiz Nozoie
Lugar para esticar a conversa tomando uma gelada e comendo barato e bem
Balcão longo para beber em pé

O longo balcão que se estica dos fundos até a entrada do bar. Além de servir de vitrine para os acepipes, também é um ponto onde a galera joga conversa dentro do copo e belisca alguma coisa. Isso é difícil de ver em Sampa, já que os paulistanos, ao contrário dos cariocas, não gostam tanto de bebericar em pé.

Bar do Luiz Nozoie
Bar do Luiz Nozoie é um bom programa para um sábado a tarde ou início de noite da semana

Uma pena que o este clássico botequim não seja perto de minha casa, pois é o típico boteco que eu gostaria de chamar de meu. Encostar junto ao balcão, comer bem e barato e tirar um início de noite para ficar descompromissado com meus pensamentos.

Bar do Luiz Nozoie

Endereço: Avenida do Cursino, 1210 – Bosque da Saúde. São Paulo (SP).
Horário: de segunda a sexta das 17h30m às 22h. Sábado das 12h às 17h.
Contatos: (11) 5061-4554

Para saber mais: 
instagram.com/bardoluiznozoie
bardoluiznozoie.com.br

Gostou das dica? Então der um pulo lá não deixe de falar pra gente como foi a experiência no Instagram do Diários Gastronômicos ou aqui no blog.

Encontre outras dicas de bares e restaurantes em São Paulo em: comer e beber em Sampa

About André Comber

editor do site Diários Gastronômicos

View all posts by André Comber

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.