Ugue’s: boa feijoada, bom boteco

No quesito feijoada de cumbuca de São Paulo eu cumpri uma etapa importante em minha graduação ao finalmente conhecer a servida no Ugue’s. O boteco de nome estranho, mas clima animado me foi bastante recomendado.

Após me decepcionar com algumas feijoadas ditas muito boas por bocas que confio, enfim me deparei com uma que posso dizer sem medo que está num nível de respeito.

Feijoadas de São Paulo

Existem duas categorias clássicas de feijoada em São Paulo: as servidas em bufês com preço fixo, em que se pode repetir à vontade e as populares feijucas de boteco. Essas últimas são ofertadas em cumbucas de cerâmica transbordantes e tentadoras.

Seria injusto comparar uma de bufê com outra de cumbuca, pois para mim são como rituais totalmente distintos, mas que tem a mesma base existencial.

Ugue's
Cumbuca transbordante de feijoada – tradicional modo de servir em Sampa

Ainda estou distante de poder realizar uma análise profunda sobre as feijoadas paulistanas, mas sigo em minha lenta e longa jornada de capacitação.

Porém, já não estou na idade de poder me esbaldar com paios, torresmos e feijão preto todas quartas e sábados, dias oficiais do tradicional prato em Sampa.

Feijuca do Ugue´s

Em relação a feijoada do Ugue´s, o tempero e a consistência do feijão de lá é realmente especial. Feijão bom é fundamental para qualquer feijoada que se preze.

A porção do boteco também vem acompanhada de uma travessa bem servida de arroz e couve. Além de uma bisteca de porco suculenta e uns grossos pedaços de um torresmo divino e crocante.

O prato inclui, igualmente, uma farofa bem tratada. Isso é raro em São Paulo, cidade que dá muito menos importância à farofa do que o Rio de Janeiro.

No entanto, como uma boa feijoada é composta de diversos fatores, as carnes do feijão também têm um grande peso no conjunto. Por isso não daria nota 10 para a servida no Ugue’s. O boteco perde seus pontos pela pouca variedade de linguiças e carnes, mas nada que chegue a estragar o todo.

Ugue's
A cesta de pães com vinagrete é servida antes, como em muitos botecos da cidade

Sem querer aguar os meus elogios, a viagem até o Ugue’s vale muito a pena, até porque o boteco tem qualidades que vão muito além da boa cumbuca de feijão. É o caso das famosas coxinhas de galinha, os Pê-eFes e sanduíches.

Para completar servem uma cerveja trincando de gelada e tem um serviço impecável. Não à toa, suas mesas são muito disputadas nos finais de semana.

Atualização 17/03/2023: O Ugue´s mudou para um ponto bem perto, ainda na Rua Marquês de Itu, mas no número 1018. Agora está com ambiente maior, um pouco mais arrumado, mas ainda assim com a mesma atmosfera de boteco de sempre. Mais importante, servindo a feijuca e a coxinha sem perder a qualidade.

Ugue’s

Rua Marquês de Itu, 1018 – Higienópolis. São Paulo/SP.
Funciona de segunda a sábado das 11h às 23h. Domingo das 11h às 17h.
Contatos: (11) 3661-3197

Para saber mais: instagram.com/ugues_lanchonete

Gostou da dica? Então quando der um pulo lá não deixe de falar pra gente como foi a experiência no Instagram do Diários Gastronômicos ou aqui no blog.

Encontre outras dicas de destinos em São Paulo em: comer e beber em Sampa

About André Comber

editor do site Diários Gastronômicos

View all posts by André Comber

One Comment on “Ugue’s: boa feijoada, bom boteco”

  1. Pingback: O Bar do Mineiro e as feijoadas do Rio e São Paulo | Diários Gastronômicos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.