Cuscuz paulista do Platibanda

O PLATIBANDA ECONTRA-SE PERMANENTEMENTE FECHADO. O FOI TEXTO MANTIDO COMO MEMÓRIA DA GASTRONOMIA PAULISTANA.

Apesar de ser um prato clássico da gastronomia paulista, não é tão fácil encontrar um cuscuz paulista em oferta no cardápio dos botequins e bares da capital. Eu mesmo demorei até ter a oportunidade de provar a iguaria depois de me mudar para Sampa. Por sorte descobri esta ótima versão, vendida num boteco singelo e simpático da Vila Madalena: o Platibanda.

Esta casa tradicional já se encontrava na Rua Mourato Coelho antes mesmo da região se tornar um dos destinos mais procurados nas baladas da cidade. Por isto mesmo seu estilo destoa um pouco dos bares ao redor. Isso para mim é uma vantagem. Não que seja um pé-sujo, mas ninguém ali na casa parece preocupado em ser muito moderninho. O ambiente é tranquilo, os garçons bem gente boa e é relativamente fácil descolar uma mesa. Mesmo nos findes.

Platibanda
Cuzcuz Paulista

Melhor ainda, os preços também ficam ligeiramente abaixo de outros destinos do bairro e a casa dá a opção de se beber chope (o honesto Braumeister) ou cervejas de garrafa (a salvação nos tempos da inflação). O cardápio de comes surpreende com boas opções como os pastéis e as minicoxinhas com massa de abóbora. O destaque para mim, no entanto, fica por conta do cuscuz, que é muito bom.

Não sou assim um esperto em cuscuz, mas como outros pratos típicos da culinária brasileira, acredito que cada um tenha o seu estilo predileto. As possibilidades de se preparar cuscuz paulista são variadas, com receitas diversas – sempre tendo como base a farinha de milho. Particularmente eu gostei do estilo mais sequinho e esfarelado servido no Platibanda – que entre outros ingredientes leva ovo e camarões.

Platibanda

Curti principalmente o seu tamanho, ideal para satisfazer a fome e a curiosidade de um ser humano, dando-lhe a oportunidade – dependendo do grau de ogrice – de seguir com outras provas noite adentro. Isto pelo preço justo de R$ 10,00. Em minha última passagem ligeira pela casa com dois amigos, matamos três unidades (uma cada) num fim de noite regado de algumas saideiras.

Amantes ou não de cuscuz, o Platibanda é uma boa opção para reunir a turma sem precisar gastar os tubos de dinheiro.

O PLATIBANDA ECONTRA-SE PERMANENTEMENTE FECHADO. O FOI TEXTO MANTIDO COMO MEMÓRIA DA GASTRONOMIA PAULISTANA.

Platibanda

Funciona de segunda a sexta das 18h as 01h. Sábado e domingo de 11h – 01h.

Rua Mourato Coelho, 1365 – Vila Madalena. São Paulo (SP).

Telefone: (11) 3034 5812

Quer lembrar de outros tantos bares e restaurantes que fecharam as portas no Rio de Janeiro e São Paulo, acesse a nossa página: memória

Comente aqui no blog ou em nosso instagram , tinha algum bar que você era apegado que fechou as portas?

About André Comber

editor do site Diários Gastronômicos

View all posts by André Comber

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.