Tonkotsu Barikote Ramen Maru

Tonkotsu Barikote Ramen Maru

Lamen, ou ramen, como preferirem, se tornou um assunto corriqueiro aqui no blog. Para quem gosta como eu, uma passada Tonkotsu Barikote Ramen Maru é uma obrigação.

Teve gente achando que a moda seria passageira, mas os paulistanos abraçaram o lamen como seu e ainda parece haver espaço na cidade para novos lugares explorarem diferentes receitas.

Tonkotsu Barikote
Cerveja Orion abriu os trabalhos

O último que eu conheci foi o Tonkotsu Barikote Ramen Maru, no Jardim Paulista. É um restaurante pequenino, que comporta somente 8 pessoas por vez sentadas junto ao balcão. Creio que seja impossível você chegar lá sem enfrentar uma fila. A vantagem é que a circulação é rápida.

Restaurantes de lamen não são para ficar horas e horas a fio conversando. O negócio é objetivo: senta, pede uma entrada, come o caldo e se manda, dando lugar para o esfomeado seguinte.

Tonkotsu Barikote
Tonkotsu Ramen, caldo à base de porco e legumes espetacular
Tonkotsu Barikote
Porção de algas para começar…

No sábado em que lá estive, no entanto, burlei um pouco esta regra, ao por acaso encontrar um amigo na fila de espera. Sentamos juntos e ficamos no balcão petiscando e tomando cerveja um bom tempo.

Inspiração nos ramens de Tokyo

Já era quase final do horário de almoço e já não havia tanta gente por lá. Esticamos papo com o dono, o simpático chef Márcio “Maru” Morita, responsável pelos caldos, preparados ao longo de 15 horas.

Tonkotsu Barikote
…seguida por um Kimchi

Nascido no Brasil, Márcio aprendeu a fazer ramen em Tokyo e antes de retornar ao país trabalhou em restaurantes na Alemanha. Colocou toda a sua experiencia na cozinha de sua casa, inaugurada no final de 2017.

Tonkotsu Ramen

Eu pedi o Tonkotsu Ramen, com caldo à base de porco e legumes, que é espetacular. Entro para minha lista de melhores ramens de São Paulo. O negócio lá tem sabor de verdade.

Tonkotsu Barikote
O pequeno restaurante comporta só 8 pessoas sentadas 

Bacana é que os clientes podem escolher o ponto que preferem a massa de noodle fina (eu curto, por exemplo, um pouco mais al dente) e ainda permitem um kaedama, o chorinho a mais de massa se sobrar caldo.

Antes do Lamen, ainda passei por uma porção de Kimchi e algas para começar, acompanhada da cerveja japonesa Orion. Almoço agradável, bom papo, comida deliciosa e com preço justo. Para mim, a pequena Tonkotsu Barikote está entre as melhores casas de ramen de Sampa.

Tonkotsu Barikote Ramen Maru

Endereço: Rua José Maria Lisboa 118 – Jardim Paulista. São Paulo / SP
Horário: de terça a sábado das 11h às 14h30m e das 18h às 21h30m. Domingo das 11h às 2h30m e das 18h às 21h.
Contatos: (11) 3051-4501

Para saber mais: instagram.com/tonkotsulovers

Gostou da dica? Então dê um pulo nas padarias e não deixe de falar pra gente como foi a experiência no Instagram do Diários Gastronômicos ou aqui no blog.

Encontre outras dicas de destinos em São Paulo em: comer e beber em Sampa

About André Comber

editor do site Diários Gastronômicos

View all posts by André Comber

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.