Um dos pratos mais emblemáticos da Coreia do Sul é o Bibimbap. E Foi justo atrás dele que fui ao Bairro da Liberdade, no Portal da Coreia. Aberto em 2009, o restaurante é comandado pela mesma família coreana até hoje e reconhecido por seu Dolsot Bibimbap
O que é o Bibimbap
A palavra “Bibim” significa misturar, e “Bap” quer dizer arroz. Numa interpretação simples seria um arroz misturado. Porém, o Bibimbap é muito mais do que isso.
É um prato bastante complexo e que combina diversos ingredientes — legumes, carne, arroz e ovo — formando uma refeição colorida e muito saborosa.

A versão Dolsot Bibimbap (R$ 79,00), que eu pedi, vem uma tigela de pedra quente que cria uma crostinha no fundo do arroz. O calor da tigela cozinha a gema do ovo e a mistura de tudo dá um sabor realmente espetacular.
Apesar de vir separada, não deixe de adicionar a pasta Gochujang, um condimento coreano feito com uma pasta fermentada de malagueta, arroz glutinoso, soja e sal.
Um prato com séculos de história
O Bibimbap tem várias origens atribuídas: alguns dizem que era uma forma de aproveitar sobras de comida, outros afirmam que surgiu entre agricultores, como refeição prática nos campos, reunindo um pouco de cada ingrediente da colheita

Há ainda quem diga que o prato nasceu em templos budistas, onde monges misturavam tudo em uma tigela por falta de louças. Independentemente da versão, o Bibimbap representa a harmonia dos cinco sabores de uma refeição tradicional — salgado, doce, picante, azedo e amargo — e carrega o conceito de equilíbrio.
Mas vai além, ele envolveria a ideia de obangsaek, ou as cinco cores representativas da culinária coreana: vermelho, verde ou azul, amarelo, branco e preto. E que estas representam os cinco elementos (fogo, madeira, terra, metal e água) e as cinco posições principais relacionadas a uma bússola (sul, leste, centro, oeste e norte).
Ou seja, não é só uma mistura, para os coreanos o bibimbap é muito mais profundo. De fato, é um dos pratos nacionais da Coreia e símbolo da identidade do país. Tanto que aparece recorrentemente em muitos filmes e séries coreanos. E cada região da Coreia tem a sua versão.

Os banchans: maravilhosas pequenas porções
Antes do prato principal, no entanto, chegam à mesa os banchans, pequenas porções que fazem parte da tradição culinária coreana. Não há um padrão para os itens ofertados, que variam conforme o dia.
No dia da minha visita, vieram kimchi de acelga, bardana, tofu, broto de feijão e abobrinha refogada — cada um com um sabor e textura.

O kimchi, aliás, é o único item obrigatório: símbolo da cozinha coreana, é um fermentado de legumes apimentados que eu particularmente adoro. O mais tradicional é o de acelga, como é o caso do Portal da Coreia.
Diga-se de passagem, os banchans geralmente estão inclusos no valor dos pedidos principais.
A presença coreana em São Paulo
A imigração coreana em São Paulo começou nos anos 1960 e hoje a cidade abriga uma das maiores colônias coreanas da América Latina. A maioria da comunidade ainda se concentra no Bom Retiro.

Há muitos bons restaurantes coreanos no Bom Retiro, mas tenho um apreço especial pelo Portal da Coreia, que fica nos domínios da Liberdade. Foi lá que descobri a culinária coreana logo que me mudei para São Paulo e até hoje é um dos meus locais prediletos para comer pratos como o Bibimbap.
Restaurante Coreano tradicional
O Portal da Coreia é um dos endereços mais autênticos da culinária coreana na cidade. O ambiente tem mesas de madeira com grelhas embutidas, ideais também para o churrasco coreano (samgyeopsal), e exaustores potentes que permitem curtir as carnes na grelha sem sair defumado.

O cardápio é dividido entre churrascos, ensopados e risotos, onde o Bibimbap é o grande protagonista.
Para quem quer começar a conhecer a culinária coreana e provar um ótimo Bibimbap, o Portal da Coreia é parada obrigatória.
Mas comentem aí embaixo, conhecem o restaurante Portal da Coreia? Já comeram Bibimbap?
Espero que tenham gostado da dica. Quando derem um pulo lá não deixe de falar pra mim como foi a experiência no Instagram do Diários Gastronômicos , aqui no blog ou nos comentários do canal no Youtube.
Quem estiver procurando outras dicas de bares e restaurantes em São Paulo dá um pulo na aba: comer e beber em Sampa
Portal da Coreia
Endereço: Rua Da Glória, 729 – Bairro da Liberdade. São Paulo / SP.
Horário: de segunda à sexta das 12h às 14h30 e das 18h às 21h30m. Sábado das 12h as 15h e das 18h às 21h30m.
Contatos: (11) 3271 0924
Para saber mais:
portaldacoreia.com
instagram.com/portaldacoreia
Além das convesas com os comerciantes, para este texto utilizei as seguintes fontes de pesquisa:
nationalgeographic.com/travel/article/bibimbap-koreas-famous-dish?
journalofethnicfoods.biomedcentral.com/articles/10.1186/s42779-023-00195-2?
foodinkorea.org/food/bibimbap/?
topview.com.br/estilo/gastronomia/conheca-os-5-melhores-restaurantes-coreanos-de-sao-paulo/?
culturaalternativa.com.br/portal-da-coreia-uma-experiencia-gastronomica/?

