ATUALIZAÇÃO 10/02/2025: Depois de 12 anos de funcionamento a Meats fechou as portas no seu endereço na Rua dos Pinheiros em setembro de 2024. Com muito pesar também que recebi a noticia do falecimento de Paulo Yoller em janeiro de 2025, o chef que criou esta famosa hamburgueria. O texto foi mantido como memória gastronômica da cidade de São Paulo.
Na esquina de minha rua, em Pinheiros, fica a Meats, uma casa de grandes hambúrgueres que é a glória dos moradores do bairro, como eu. Hamburguerias são sempre uma tentação. Quando estão ao lado de casa, aí e uma deliciosa perdição.
No comando da cozinha está o chef Paulo Camargo Yoller, ex- Butcher’s Market. A Meats tem um toque mais descolado e um clima de bar moderno para refeições ligeiras. Pode-se parar no balcão para um hambúrguer rápido sem se sentir num clima de lanchonete.

Pegada moderna
A decoração é discreta e sem grandes detalhes. A não ser pelas ilustrações de porcos estilizados, linguiças e pedaços de carne pelas paredes, que são bem legais. Mas há um cuidado muito claro com a escolha dos talheres, copos etc.
Em um dos cantos do salão comprido fica um balcão bastante confortável, coisa que valorizo muito. Ideal para os solitários apreciadores de uma boa carne moída.

Na parte de trás do balcão, o nome da casa está estampado em enormes letras iluminadas. Grandes janelas deixam entrar a luz natural durante o dia e permitem aos clientes observar o movimento da rua, ajudando a garantir, junto com a decoração, certa leveza e modernidade ao lugar.
Hambúrgueres para profissionais da comilança
Os frescos com carne rosadinha devem passar longe dali. O lugar é para profissionais. As peças altas de hambúrguer, muito suculentas, são servidas mal passadas, como manda a regra.

O maior desafio é decidir por algumas das muitas opções tentadoras do cardápio como o Hooligan: hambúrguer, cheddar, picles, bacon e uma potente maionese de raiz forte. Ou o criativo Big Apple: hambúrguer, mussarela, honey-wasabi, sauce e maçã verde laminada.
Eu fiquei particularmente apaixonado por duas pedidas. O de Pimentão com hambúrguer, panceta maturada, blue cheese, abacate grelhado e cebola roxa. Além do Hot Rum, somente recomendado aos amantes de pimenta. Vem com hambúrguer, mussarela, mix de pimentas frescas salteados em rum e sour cream.

Os hambúrgueres são grandes e vem sem acompanhamento. Todos entre R$ 20 e 30 (na média entre as casas especializadas da cidade).
Há opções de entradas no cardápio como batatas doces fritas, chicken hot wings e a diferente e deliciosa porção de coração de frango empanado.

Para beber, o chopp Heineken, tirado com perfeição, cai bem com os pratos. Vale acrescentar o fato de a casa servir água em jarra, gratuitamente (o que sempre merece meus aplausos).
Ainda tenho de voltar muito lá para decidir se existe um hambúrguer predileto, mas acho que cada dia é dia de um predileto diferente. Como é ao lado de casa, a coisa fica mais fácil.
ESTABELECIMENTO FECHADO
Meats
Endereço: Rua dos Pinheiros, 320 – Pinheiros. São Paulo / SP.
Gostou das dica? Então der um pulo lá não deixe de falar pra gente como foi a experiência no Instagram do Diários Gastronômicos ou aqui no blog.
Encontre outras dicas de destinos em São Paulo em: comer e beber em Sampa