Um dos petiscos paulistanos mais famosos, o bolovo deixou de ser coadjuvante nas estufas dos botecos e ganhou ares de celebridade de uns anos para cá.
Foi-se o tempo em que esses bolinhos de carne com um ovo no meio eram preteridos pelas coxinhas e outros salgados. Agora o bolovo é que reina na mente e gula dos foodies.
Mesmo chefs de cozinha se renderam ao quitute, hoje encontrado nas mais variadas versões. Das populares, as gourmetizadas e caras.
A origem do bolovo é controversa. Mas muitos acreditam que seja inspirado no ovo escocês (Scotch Egg). Até porque é bastante semelhante, na realidade.
O bolovo é basicamente um bolinho de carne com um ovo dentro. Parece simples, não é mesmo? Mas seu preparo reserva segredos. Ainda mais para um belo bolovo com a gema do ovo mole.
Para tanto é necessário cozinhar os ovos por exatos 5 minutos, descascar os ovos ainda quentes e sem perder tempo mergulhá-los em água com gelo. É isso que deixará a clara durinha, ao passo que interrompe o cozimento da gema.
Na hora de envolver o ovo com a carne moída e temperada também é necessária maestria para não deixar causar nenhum furo no ovo. Por fim, o ato sagrado da fritura, que igualmente exige sabedoria do cozinheiro.
Resumindo, um bom bolovo é uma arte.
Deu vontade de comer um? Então segue algumas dicas de bolovos deliciosos para comer em Sampa:
Bar Moela

O boteco, com endereços em Pinheiros e Santa Cecília, tem um bolovo de rabada primoroso, com a gema do ovo mole.
Rua Cardeal Arcoverde, 2320 – Pinheiros.
Rua Canuto do Val, 136 – Santa Cecília.
Boca de Ouro

O bar de Pinheiros serve uma versão mais clássica do bolovo.
Rua Cônego Eugênio Leite, 1211 – Pinheiros.
Guarita Bar

Conhecido por seu cardápio de drinques, o Guarita Bar também oferta um ótimo bolovo, com o ovo envolvo em massa de coxinha.
Rua Simão Álvares, 952 – Pinheiros.
Tiquim

O simpático bar numa esquina da Pompéia se destaca por servir diferentes sabores de bolovo entre os quais o Bolovo do Tiquim, feito com massa de carne de panela e batata recheada, com meio ovo, queijo minas padrão e muçarela.
Rua Cayowaá, 1301 – Perdizes. São Paulo (SP)
Encontre outras dicas de destinos em São Paulo em: comer e beber em Sampa