Armazém Alvares Tibiriçá, bar-restaurante de clima agradável

Armazém Tibiriça, Higienópolis, mercearia de bairro

O Armazém Alvares Tibiriçá está permanentemente fechado.

O Tibiriçá consegue ao mesmo tempo ser moderno e passar um pouco do clima de um armazém clássico. Remeteu-me as velhas mercearias de bairro do Rio de Janeiro, com influência galego-portuguesa. Talvez por isso eu tenha me sentido, de cara, absolutamente em casa por lá.

É um bar-restaurante de clima agradável, boa trilha sonora, ambiente aconchegante e rústico, desses que dá vontade de sentar por um longo tempo para bater papo e beliscar com os amigos, num início de noite ou almoço esticado de final de semana.

Armazém Alvares Tibiriçá
Clima de velha mercearia de bairro…
Armazem Alvares Tibirica 7… ambiente aconchegante.

Há objetos curiosos e peças antigas espalhados por todos os cantos.  Muito provavelmente fruto do antiquário Caos, na Rua Augusta – também pertencente ao empresário Tibira (daí o nome Tibiriçá).

O movimento atrai tanto a galera que curte drinques (a carta de coquetéis é bem interessante), como os cervejeiros. Estes últimos não ficam infelizes com a boa seleção de cervejas, que inclui o chopp Madalena (nem sempre disponível), alguns rótulos artesanais destacados em um quadro negro, mas também o básico. Ponto para eles: afinal, nada melhor que uma boa Heineken ou Serra Malte para os dias em que não se quer gastar muito com cervejas artesanais.

Armazém Alvares Tibiriçá, croquete
Porção de Croquete de Costela
Armazém Alvares Tibiriçá, lula a milanesa
Calamares empanados. Fritura perfeita!

O cardápio está sempre variando e traz opções de pratos confortáveis como o PicadinhoEscondidinho de Bacalhau entre alguns exemplos. Eu particularmente fiquei bastante tentado com a parte de petiscos. Fui durante um dia de final de ano para almoçar, mas acabei com a minha esposa só beliscando.

Armazém Alvares Tibiriçá, croquete, alheira
Alheira artesanal grelhada acompanhada de saladinha de feijão branco

Provamos a porção de Croquete de Costela (R$ 34,00) e Calamares empanados (R$ 30,00) para começar. Ambas friturinhas perfeitas e gostosas. Depois fechamos os comes com a Alheira Galizaalheira artesanal grelhada acompanhada de saladinha de feijão branco. Delicia!

Tivesse mais alguém em nossa companhia, certamente não teria deixado passar também a taboa Mista de frios artesanais, queijo serra da canastra, azeitonas azapas, geleia de bacon, servida com pão da casa. Mas atenção, como os pratos, os petiscos também variam.

Conclusão: o moderno-clássico bar-restaurante-armazém é uma boa pedida para reunir os amigos, ou o par, para uma passagem sem pressa. Mais um bom destino da região de Santa Cecília, sempre com alguma novidade bacana.

PERMANENTEMENTE FECHADO

Armazém Alvares Tibiriçá

Endereço: Rua Marquês de Itu, 847 – Santa Cecília. São Paulo – SP

Quer lembrar de outros tantos bares e restaurantes que fecharam as portas no Rio de Janeiro e São Paulo, acesse a nossa página: memória

Comente aqui no blog ou em nosso instagram , tinha algum bar que você era apegado que fechou as portas?

About André Comber

editor do site Diários Gastronômicos

View all posts by André Comber

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.