Bar do Peixe e Bar Peixe & Cia

Bar do Peixe e Bar Peixe & Cia. Dois botecos lado a lado na Rua André Cavalcante, no Bairro de Fátima. Um mini complexo de bares de peixe que lota quase todos os dias da semana talvez pela conjunção de três fatores essenciais: preço baixo, comida honesta e cerveja gelada.

Mas ao chegar para almoçar na área, qual afinal escolher? É difícil decidir, gostei mais do bar do meio, porém escuto elogios variados de pessoas que confio.

Bar do Peixe, Bar Peixe & Cia, Bairro de Fátima, Lapa
São casas simples, para quem gosta de botecos
Simplicidade e cerveja gelada

Reunido com amigos, comecei a jornada pelo Bar do Peixe, que é do mesmo dono do Estação do Peixe. É um programa para quem gosta de boteco raiz. São casas bastante singelas.

A cerveja vem logo para a mesa estupidamente gelada. Mas é bom não enrolar muito e pedir algo para comer assim que se senta, pois a comida demora muito.

A cozinha do Bar do Peixe é bem pequenina e não atende a todo o público que se espalha nas diversas mesas de plástico azul dispostas na rua.

Bar do Peixe, Bar Peixe & Cia, Bairro de Fátima, Lapa
Um petisco bem carioca, barato e gostoso: sardinhas abertas e fritas
Poucas, mas boas opções de frutos do mar

O cardápio não dá muita margem para dúvidas, pois as opões (entre peixes, camarão e lula) são poucas e mesmo assim nem todas estão sempre disponíveis. Naquele sábado de tempo limpo e temperatura confortável, as lulas estavam em falta, por exemplo.

Começamos por um petisco típico do Rio de Janeiro: sardinhas abertas e fritas. São também conhecidas como frango marítimo por seu formato semelhante a um peito de frango aberto.

Apesar do tempo de aguardo, não nos chateamos na espera, aconchegados à mesa e encharcando a garganta de cerveja gelada a botar as fofocas em dia. Sentamos na parte de dentro, que nos preservava dos automóveis, mas nos forçava ao volume da televisão.

Bar do Peixe, Bar Peixe & Cia, Bairro de Fátima, Lapa
As mesas movimentadas num dia de céu azul e temperatura confortável

As doze sardinhas custaram vinte e um contos. O peixinho é barato, é gostoso e é a solução para os tempos de inflação carioca. A porção estava sequinha e bem feita.

Empolguei-me e pedi uma sopa de frutos do mar (R$ 10,00 a meia tigela). Por sorte chegou rapidinho. Veio bem recheado com gordos mexilhões e de uma ova de peixe. Mas o caldo estava pouco saboroso.

Bar Peixe & Cia

Após algumas rodadas de cerveja e impressões na média, já era hora de dar um pulo no vizinho. O Bar Peixe & Cia é das três casas a mais bem conceituada, incluso exibindo em suas paredes alguns prêmios e referências de boa cozinha.

É também a que conta com melhor infraestrutura. Uma cozinha um pouco maior e um banheiro mais bem arrumado. O resto segue o mesmo padrão, um micro espaço interno onde não cabem mais do que cinco mesas e diversas outras espalhadas pela rua.

Bar do Peixe, Bar Peixe & Cia, Bairro de Fátima, Lapa
O destaque do Bar do Peixe & Cia fica por conta do pirão que acompanha o peixe

Desta vez decidimos ficar do lado de fora, para admirar o azul profundo do céu entre os antigos edifícios da região. Além de observar o povo a andar para cima e para baixo. Num Rio de Janeiro verdadeiro, sem caras e bocas, que ainda preserva um quê de cidade antiga, um caos particular (para o bem e para o mal) gostoso de curtir.

Fomos muito bem atendidos. Apesar da dificuldade em se encaixar ali nas mesas de plástico da rua, e no intenso movimento de clientes, estávamos nos sentidos muito bem por ali. Tão bem que a ideia de ir embora nem nos passava pela cabeça.

Filé de Dourado com pirão e arroz

Mais cerveja na cabeça, muita conversa, porém não vacilamos em logo escolher nosso almoço: Filé de Dourado com pirão e arroz para três pessoas por R$ 40,00. Um preço difícil de encontrar hoje pela cidade.

Bar do Peixe, Bar Peixe & Cia, Bairro de Fátima, Lapa
O Bairro de Fátima conserva qualquer coisa de Rio antigo e gostoso de viver

Os prêmios e referências na parede do bar não são à toa. Há uma clara diferença no tempero da casa em relação ao boteco ao lado. A posta de Dourado foi um pedido simples, mas muito bem feito. O peixe estava sequinho, crocante, bem temperado e acompanhado de uma salada básica (tomate, cebola crua e alface).

No entanto o destaque mesmo para mim ficou por conta do pirão. Fantástico! Além da conserva de pimenta que estava perfeita.  Foi muita comida para três pessoas, mas demos cabo de tudo com prazer.

Depois de tanto era hora de ir. Minha sugestão aos leitores fica com o Bar Peixe & Cia. Um ótimo programa tanto para almoço, como para jantar, a um preço bem em conta.

Bar do Peixe

Rua André Cavalcante, 16-B – Bairro de Fátima / Lapa. Rio de Janeiro / RJ.
Horário: diariamente das 11h à 23h.
Contatos: (21) 2222-0299 / (21) 2209-7778

Bar Peixe & Cia

Rua André Cavalcante, 16-A – Bairro de Fátima / Lapa. Rio de Janeiro / RJ
Horário: diariamente das 11h às 23h.
Contatos: (21) 2224-3342

Gostou da dica? Então quando der um pulo lá não deixe de falar pra gente como foi a experiência no Instagram do Diários Gastronômicos ou aqui no blog.

Encontre outras dicas de bares e restaurantes no Rio de Janeiro em: comer e beber no Rio

About André Comber

editor do site Diários Gastronômicos

View all posts by André Comber

3 Comments on “Bar do Peixe e Bar Peixe & Cia”

  1. Vou praticamente todo fim de semana no Bar do peixe e considero o melhor dos três. Admito que o pirão do Bar do Peixe varia muito de um dia para outro. Mas o risoto de macarão é campeão!

    O Peixe & cia peca na falta de apreço pelo sabor, na minha opinião. Considero imperdoável o arroz de alho e salsa com alho processado e peixe sem sabor. Pedi camarão uma única vez e me arrependi, seco, duro e sem sabor.

    Aconselho ir novamente e degustar com novos olhos rsrs quem sabe não surge uma nova opinião?

    E agora todos aceitam cartões de débito e crédito.

    1. Olá Bianca,

      Estou louco para retornar aos botecos de peixe. Já faz tempo que não vou lá. Certamente eu vou explorar pratos em todas as casas e renovar minha opinião. Obrigado pelo seu comentário, que é muito importante para dar mais informação para os leitores do Diários Gastronômicos.

      Abs,

      André

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.