Bar e Mercearia Flor da Pompeia: pé-sujo puro sangue

O BAR E MERCEARIA FLOR DA POMPEIA ESTÁ PERMANENTEMENTE FECHADO. TEXTO MANTIDO APENAS COMO MEMÓRIA GASTRONÔMICA DA CIDADE DE SÃO PAULO.

Como pude me esquecer de escrever sobre este espetacular exemplar de Pé-sujo paulistano? Pensei nisso ao cruzar outro dia pelo Bar e Mercearia Flor da Pompeia. Na ocasião, quase não resisti fazer uma parada, mas tinha outras coisas a resolver.

Eu descobri sem querer o local em meados do ano passado, em uma de minhas muitas incursões pela região da Pompeia – um território fértil de bares e botecos. Desde então, quando posso, paro por ali para uma cerveja gelada e um bate-papo com o dono, o simpático Seu Nilo, e a fiel clientela que beberica ao redor da sinuca mata-mata, ou nas mesas da calçada jogando dominó.

Bar e Mercearia Flor da Pompeia
Seu Nilo, sempre simpático, está a frente do boteco há mais de 20 anos
Bar e Mercearia Flor da Pompeia
As estantes desgastadas pelo tempo exibem destilados populares

O bilhar ocupa praticamente todo o espaço interno do pequeno estabelecimento de esquina. O clima é bastante amigável. Os comes se resumem a biscoitos, amendoins e alguns salgados como pastel e bolinho de bacalhau. Para beber, destilados e cachaças populares, além de cervejas de marcas básicas.

Trata-se de um Pé-sujo puro sangue, orgânico, destino obrigatório aos amantes da categoria – por ser um patrimônio cada vez mais raro em São Paulo. Afinal, não é todo dia que se esbarra com um bar que tem como telefone de contato o orelhão em frente. Fantástico!

Bar e Mercearia Flor da Pompeia
A mesa de bilhar ocupa quase todo o espaço do pequeno boteco
Bar e Mercearia Flor da Pompeia
A mesa de sinuca é a estrela do local. Nos detalhes, a caixa de giz…
Bar e Mercearia Flor da Pompeia
…e os tacos já bastante surrados presos a parede

Testemunhei algumas cenas inusitadas por lá, como uma vez que me deparei com um cliente, o Manoel, carregando um caranguejo numa gaiola (seu animal de estimação, me revelou na época). Voltei a encontrá-lo em outra ocasião, desta vez sem o bicho: “Foi para a panela”, respondeu. Fatos dignos de um boteco.

Resolvi resgatar algumas imagens destas minhas passagens pela casa e disponibilizar para o público. Um lugar destes não poderia estar de fora de minha coleção de botequins paulistanos.

Bar e Mercearia Flor da Pompeia

Endereço: Rua Raul Pompeia, 648 (esq. com Rua Cel. Melo de Oliveira) – Pompéia. São Paulo (SP).

Quer lembrar de outros tantos bares e restaurantes que fecharam as portas no Rio de Janeiro e São Paulo, acesse a nossa página: memória

Comente aqui no blog ou em nosso instagram , tinha algum bar que você era apegado que fechou as portas?

About André Comber

editor do site Diários Gastronômicos

View all posts by André Comber

One Comment on “Bar e Mercearia Flor da Pompeia: pé-sujo puro sangue”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.