Anchor Liberty Ale, a origem da American IPA

Anchor Liberty Ale

Não poderia deixar de incluir essa cerveja na minha lista de prediletas. Há muito história dentro desta garrafa.

A Liberty Ale é considerada como a primeira American IPA, mas surgiu como uma pale ale em 1975.

Sua produção resgatou técnicas como o dry-hopping, quase esquecida após a Lei Seca americana, onde doses extras de lúpulo são adicionadas nas fases finais da fabricação.

Além do dry-hopping, esta pale ale foi acrescida com generosas quantidades de lúpulo Cascade. O resultado foi uma cerveja muito lupulada.

Outra técnica introduzida foi o bunging onde o tanque é fechado no final da fermentação para conservar o gás carbônico gerado.

Surgia assim uma cerveja diferente que influenciaria toda uma geração posterior e que se popularizou como American IPA.

Na época de lançamento, a Liberty Ale, com seus 47 IBU, era uma bomba lupulada. Atualmente, porém, está nos padrões de outras American IPA comumente vistas no mercado.

Pena que chegue por um preço alto aqui no Brasil.

O surgimento da Anchor Brewing Company

Reconhecida como a primeira cervejaria a produzir chope nos Estados Unidos, a tragetória da Anchor´s é, antes de tudo, de resiliência.

O nome Anchor surgiu em 1896 dado pelo cervejeiro alemão Ernst F. Baruth ao adquirir uma cervejaria ainda mais antiga e também com origem em um empreendedor alemão, Gottlieb Brekle.

No início do século XX foi completamente destruída após o grande terremoto de São Francisco, sendo retomada pelas mãos de mais um cervejeiro alemão, Joseph Kraus. Foi ele o criador de uma das mais famosas receitas da casa, a Anchor Steam, que por si só merece um texto.

Kraus também foi responsável por retomar as atividades da Anchor´s após 13 anos de portas fechadas durante a Lei Seca (The Prohibition).

Entre o final dos anos 50 e início dos anos 60, a Anchor´s quase faliu, vendo suas vendas diminuirem ano após ano, pela concorrência de grandes grupos cervejeiros e as suas lagers leves e mais populares.

O Renascimento da tradicional cervejaria californiana

Foi um fã da Steam Beer, Fritz Maytag, que salvou a Anchor´s, comprando mais da metade do negócio em 65. Até então as cervejas se limitavam a produção para serem comercializadas como chope.

No início dos anos 70, finalmente, as receitas da cervejaria começaram a ser envasadas em suas tradicionais garrafas, que são um charme extra, por sinal. Isso possibilitou a venda para além da Baía de São Francisco.

Surgiram, então, os outros rótulos como a Porter e a Liberty Ale, além da clássica Anchor Steam.

A despeito do termo micro cervejaria não existir naquele momento, muitos cravam a Anchor´s como pedra fundamental de uma tendência que se espalharia por toda a Califórina e os EUA ao longo dos anos, com o surgimento de milhares de micro produtores de cervejas e as suas mais variadas e criativas receitas.

Mais detalhes sobre a Liberty Ale

Aspectos, aroma e sabor: tem coloração dourada para âmbar claro. Apresenta aroma frutado, com notas cítricas, florais e terrosas.

Harmonização: Pratos condimentados como da comida mexicana, baiana e indiana, fish and chips e hambúrguer

Ingredientes: água, malte de cevada, lúpulo (cascade) e levedura.

Cervejaria: Anchor Brewing Company. São Francisco (CA) / EUA

Estilo: American IPA

ABV: 5,9%

IBU: 47

Opções de tamanho: Lata (355ml) e garrafa (355ml)

Copo: caldereta

Temperatura sugerida: 5°C a 7°C

Para saber mais: anchorbrewing.com

Acesse o link cervejas incríveis para ver outras dicas de rótulos especiais.

About André Comber

editor do site Diários Gastronômicos

View all posts by André Comber

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.