Hoegaarden, a mais famosa witbier

Hoegaarden, cerveja Belga
Se é difícil de pronunciar o nome, beber a cerveja Hoegaarden é muito fácil. Seu sabor refrescante, suave, doce e ao mesmo tempo cítrico dificilmente desagrada, mesmo para os que não são muito chegados em cervejas de trigo. Se hoje em dia eu sou um admirador do estilo witbier eu devo isso a Hoegaarden. Foi através dela que passei a me embrenhar nas weizenbier. A respeito do nome, fica a dica: a pronúncia correta é ru-gar-den. Moleza também, não é? Mas não importa o jeito que se fale, o lance é apreciá-la da forma que se quiser. De preferência acompanhado de um bom prato de frutos do mar ou uma porção de ostras. Uma curiosidade é o tutorial ilustrado no rótulo. Como a cerveja não é filtrada, geralmente alguns resíduos se acumulam ao fundo. Assim, para aproveitar melhor o sabor, é recomendado que se mexa a garrafa após servir dois terços no copo.

Origem e história da cerveja branca:

Os registros iniciais de produção de cerveja branca (witbier ou bière blanche) na vila de Hoegaarden remontam ao século XIV. Mas foi um pouco depois que a witbier ganhou as características mais semelhantes as atuais. Na época dos descobrimentos novos temperos chegavam aos mercados da Europa. Foi então que os monges belgas começaram a usar no preparo das cervejas itens como o coentro e a casca de laranja, tornando a bebida mais refrescante e agradável. A vila de Hoegaarden chegou a ter mais de 30 cervejarias no século XIX, mas a concorrência com novos estilos e grupos cervejeiros maiores fez as casas de witbier de Hoegaarden entrarem em declínio. Após a Segunda Guerra Mundial a última fabricante do estilo, a cervejaria Tomsin, fechou as portas.
A receita da witbier poderia ter se perdido para sempre não fosse os esforços de Pierre Celis. Ex funcionário da cervejaria Tomsin, ele se juntou a outros moradores da região para resgatar o modo de fabricação. Chegaram, então, a uma cerveja muito semelhante em aspecto e sabor. Surgia assim a Hoegaarden, nome dado em homenagem a cidade Belga. Mas a história não para por aí. Em 1985, quando a Hoegaarden já era um sucesso dentro e fora da Bélgica, um incêndio destruiu as instalações da cervejaria. Foi então que Celis firmou a parceria o grupo Interbrew (atual AB-InBev) que tomou a frente do negócio, expandindo a produção e distribuição.

Desembarque no Brasil:

A Hoegaarden chegou com mais força ao Brasil a partir de 2007 e hoje já conta com distribuição consolidada no país, com preços interessantes. Isso considerando que a fabricação ainda permanece na Bélgica. Em 2021 passou a ser vendida também na versão em lata, com 269ml, um pouco mais barata que a de garrafa. Além disso, buscou se aproximar do público brasileiro em outras iniciativas como a abertura, em 2019, da Hoegaarden Greenhouse em São Paulo. Com isso os paulistanos puderam apreciar a witbier direto das torneiras do bar no Bairro de Pinheiros.

Mais detalhes sobre a Hoegaarden:

Aspectos, aroma e sabor: turva e de coloração clara, foi apelidada de cerveja branca. As sementes de coentro e as raspas de casca de laranja adicionadas ao preparo ofertam um sabor refrescante, suave e ao mesmo tempo doce e cítrico. Tem corpo médio e amargor baixo. Ingredientes: Água, malte de cevada, trigo, xarope de glicose, levedura, lúpulo, especiarias, sementes de coentro, casca de laranja natural, acidificante: ácido cítrico. Harmonização: pratos e petiscos com peixes e frutos do mar, ostras, ceviche e tartar de Atum. Cervejaria: Hoegaarden, pertencente ao grupo AB-InBev. Hoegaarden, Bélgica. Estilo: Witbier ABV: 4,9 % IBU: 13 Opções de tamanhos: lata (269ml) e garrafa (330ml) Copo: Tumbler Temperatura sugerida: 4 a 8 graus Para saber mais: hoegaarden.com.br Acesse o link cervejas incríveis para ver outras dicas de rótulos especiais.

About André Comber

editor do site Diários Gastronômicos

View all posts by André Comber

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.