As Accras e as pataniscas

Logo que a porção de Accras chegou à mesa do elegante Victoria’s restaurante o formato dos pequenos bolinhos fritos não me pareceu estranho.

Assim que pus na boca para experimentar tive certeza: são pataniscas! Noite seguinte, uma vez mais tive a oportunidade de provar a iguaria. Desta vez no tradicional e aconchegante Eddy’s, bem no centro de Gustavia. Teria a accra relação com a comunidade portuguesa local?

Seria influência portuguesa?

Fiquei bastante surpreso ao saber do número de portugueses que vivem em Saint-Barthélemy. A comunidade reúne mais de 3 mil pessoas e, segundo me revelaram, vem crescendo a cada ano.

Para dar ideia do que isto significa, o total de habitantes estimado da ilha é de cerca de 8 mil pessoas. Ou seja, os portugueses já são quase metade da população.

Accras - comida caribenha
A porção de accra do tradicional e aconchegante Eddy’s…

A comunidade é a base do trabalho local. Atua na construção civil e nas tarefas de menor remuneração como camareiras etc. Apesar de estarem por todas as partes vivem bastante fechados.

Percebe-se claramente uma espécie de divisão entre os francófilos e os novos cidadãos de língua portuguesa. Pelo que percebi eles são tratados com certo preconceito.

Tentei me aproximar desta realidade, mas não senti abertura suficiente. Uma tarde cheguei a ir a um bar português na ilha, no entanto os olhares da galera sentada na varanda do lugar para mim me espantaram um pouco.

Preferem não se envolver com os turistas que visitam o lugar. Isto mereceria certamente um texto, mas estou aqui para falar de accras.

Petisco tipico do Caribe

Surpreendentemente as accras não têm qualquer relação com os portugueses que hoje em dia habitam a ilha, nem de outros tempos próximos da história. Apesar serem absolutamente idênticas as pataniscas, prato típico da Estremadura e também encontradas no Brasil em cidades com o Rio e São Paulo.

A accra é servida em diferentes versões por todo o Caribe, de Trinidad Tobago a Jamaica, e preparada frita com camarão ou distintos estilos de peixe, incluso o bacalhau.

Accras - comida caribenha
…e a do elegante Victoria’s, com ótima vista para Gustavia

Não consegui encontrar nenhuma relação direta entre os dois petiscos. Como a culinária caribenha é fruto de uma miscelânea de culturas gastronômicas, com fortes traços africanos, é possível que lá atrás tanto a patanisca quanto as accras tenham tido o mesmo berço. Mas estou longe de poder especular qualquer coisa.

Fiquei muito feliz em poder conhecer este petisco caribenho. Isso só atiçou a minha curiosidade a cerca de outros tantos pratos tradicionais encontrados nas diversas ilhas da região. Meu tempo no Caribe foi curto, mas pretendo certamente explorar estes mares mais vezes em minha vida.

Para quem estiver de passagem Saint Bartelemy vale a dica para conhecer o Eddy’s e o Victoria’s restaurante. Eles têm boas versões de Accra – em casas com propostas distintas.

Quem quiser saber mais sobre o restaurante, clique no link:  Victoria’s (Hotel Carl Gustaf)

O Eddy’s não tem página na internet, mas há muitas referências sobre o restaurante na rede e é bastante conhecido no local.

Gostou da dica? Então quando der um pulo lá não deixe de falar pra gente como foi a experiência no Instagram do Diários Gastronômicos ou aqui no blog.

About André Comber

editor do site Diários Gastronômicos

View all posts by André Comber

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.