La Xarcuteria foi primeiro destino gastronômico e no fim das contas um dos que mais gostei de conhecer em Bogotá. Mas preciso deixar claro que isso tem muito a ver com o fato de eu ser louco por linguiças e afins. Como não amar o local que tem como foco ótimas linguiças artesanais?
Localizado na movimentada Carrera 15, a pequenina casa é quase imperceptível para quem passa, não fosse à iluminação forte da parte de dentro e as portas de vidro que permitem aos transeuntes darem uma conferida na comilança interna.
O bar ocupa o espaço de uma loja, comprido e apertado, com uma mesa longa de um lado e um balcão que se estende da entrada até os fundos do outro. Por ali os clientes se sentam colados, dividindo o espaço da gula e a experiência.
A decoração é simples e bem transada com um destaque especial para os grandes potes de conserva colocados em buracos na parede. Um visual bonito e colorido. Tudo é bem iluminado e o clima é mais de fast-food gourmet do que propriamente de um bar ou restaurante.
No tempo que ficamos por lá grupos de jovens se revezavam, comiam e logo iam embora, num grande rodízio de gente.
Bogotá Beer Company
Silvia e eu nos demos direito a estender um pouco a estada, ainda mais depois que me dei conta que o cardápio oferta as ótimas cervejas da Bogotá Beer Company. Elas são facilmente encontráveis em diversos bares da cidade e uma das grandes revelações da capital colombiana para mim.
Os rótulos da cervejaria bogotana sempre fazem referência a algum bairro da cidade. Provei a Candelária Clasica, tipo Kolsh e a Monserrate Roja. Esta última é um estilo red ale inglesa realmente muito boa e que me acompanhou ao longo de toda a viagem.
Linguiça no pão
Optamos por dividir dois sanduíches, pedindo um de cada vez. Todas as opções custam 17 mil pesos sem acompanhamento e 21 mil com uma pedida complementar ao sanduba (o que dá entre 20 e 24 reais).
Escolhi o primeiro sanduíche, o Peruano. Vem com linguiça de porco com tomate ao forno, batata com coentro e vinagrete, acompanhado de fritas.
Uma linguiça perfumada, perfeitamente entrosada com o molho vinagrete e as batatinhas com coentro. Parece uma duplicidade de batatas aqui, mas nem liguei. Tanto as fritas de acompanhamento, quanto as batatas que vieram no sanduíches estavam ótimas.
A Silva se encarregou do segundo sanduíche com linguiça Italiana. Este com carne porco, queijo na chapa e manjericão. Desta vez substituímos as batatas por couve flor frita com alcaparras e limão, uma guarnição deliciosa! A linguiça Italiana tinha um sabor suave, mas picante. Adorei nossas duas pedidas da noite.
Eis aí um lugar que gostaria de ter perto de casa. Tem preços acessíveis e um cardápio de pratos rápidos e de ótima qualidade. Com linguiças muito boas!
La Xarcuteria
Endereço: Carrera 15 #83-52 – Zona Rosa. Bogotá, Colômbia.
Funciona de segunda a quinta das 12h às 21h. Sexta e sábado das 12h às 23h.
Contatos: info@laxarcuteria.com.co
Para saber mais: instagram.com/laxarcuteria
Gostou da dica? Então quando der um pulo lá não deixe de falar pra gente como foi a experiência no Instagram do Diários Gastronômicos ou aqui no blog.
Gostaria de receber os boletins
Como devo fazer
Obrigado
Olá Cláudio. Tudo bom?
Obrigado pelo contato.
Nós não enviamos boletins, mas você pode nos acompanhar através do RSS. Ou se preferir, publicamos dois novos textos por semana, geralmente às quartas e aos domingos. Você pode também nos seguir nas redes sociais. Estamos no facebook, twitter e Istagram. É só clicar nos links indicados na home!
Legal saber que você nos acompanha.
Abraços,
André
André,
Tuas dicas sobre os pubs e restaurantes de Londres foram ótimas! Estive em alguns históricos (The Salisbury, Lamb & Flag, Yie Olde Mitre e Yie Olde Chesire Cheese) e tomei muitas boas cask ales! Aquela cidade é muito legal e um dia eu volto pra explorar aquilo tudo um pouco mais!
Tem umas quantas fotos no meu instagram (sou seguidor dos Diarios Gastronomicos lá).
Um abraço!
Otto
Que bom que curtiu as dicas.
Eu vi que você segue o Diários no instagram. Acompanhei a sua jornada – com uma certa inveja. Rsrsrs!
Tenho que voltar a Londres para conhecer mais pubs…
Abs