Era sábado, dia de Borough Market. O Borough fica ao sul do Rio Tâmisa, perto da Tower Bridge. É uma região que foi recuperada há alguns anos e que abriga instituições importantes com o Tate Modern.
O mercado localiza-se abaixo de uma linha de trem. Depois que foi ‘revelado’ por alguns célebres chefes ingleses como Jamie Oliver, tornou-se o queridinho de todos os foodies do mundo (assim como eu). Segundo a Time Out, ele já foi eleito o programa predileto dos londrinos no sábado.
Eu tendo a gostar de qualquer coisa que se assemelhe a um mercado, da mais simples aglomeração de barraquinhas de plástico na rua, ao mais chique e belo galpão. Não foi diferente com o Borough Market. Fiquei em verdadeiro êxtase! Ziguezagueando entre as várias lojinhas, cheirando, provando, tateando os mais vários tipos de comida.
Black Pudding
Estava atrás de alguma coisa tipicamente inglesa e foi inevitável chegar ao Black Pudding de Cumberland, vendido em fatias. A famosa torta de sangue é comida tanto quente quanto fria. Eu provei sem esquentar, achei bom, mas nada que apeteça o meu paladar.
Estranhei um pouco a textura e o sabor me pareceu bastante forte e característico. Só dá para ficar mesmo em uma fatia. Minha esposa disse que Black Pudding estava mais forte do que o habitual. Depois da iguaria, fiz a minha primeira compra da viagem, um Ale Chutney que ainda não provei.
Hambúrguer de cordeiro
Já estava planejado almoçarmos por ali mesmo, não bem almoçar, mas sim beliscar uma coisa daqui e de acolá como no caso do Black Pudding. Dividimos um hambúrguer de cordeiro. Eu quase consegui estragar, pois sem saber da coisa enchi o pão da fortíssima mostarda inglesa Colman’s a base de raiz forte. Eu achava que nada pudesse ser mais forte do que a francesa Amora. Estava enganado.
Comendo azeitonas no Pub
Compramos uma porção de azeitonas mistas. Uma diferente siciliana e a deliciosa marroquina – as duas eu nunca havia provado antes. Fomos beliscá-las no pub The Rake, ao lado do mercado. Comprar umas coisinhas no Borough e levar para beliscar num pub é um luxo que gostaria de ter todo o sábado.
É um programa bem barato e foi uma das coisas que mais gostei de fazer na viagem. No Rake Pub tomamos duas half pints, as cask beer Cotleigh 25 e Stonehenge Ale (esta ultima achei um pouco adocicada para o meu gosto).
Sanduíche de linguiça
Depois da agradável escala no pub voltamos ao mercado para comer mais. Desta vez fomos a uma barraquinha que faz um famoso sanduíche de diferentes salsichas e linguiças inglesas. Infelizmente a salsicha de avestruz que buscávamos já tinha acabado.
Mas não posso reclamar, já que a mista de cordeiro e porco (uma combinação nova para mim) que comemos estava ótima. Devidamente alimentados, saímos por fim do Borough Market, porém ficamos lá mais tempo do que o estimado e assim acabamos desistindo de passar em outro pub tradicional da região, o Real Oak. Fica para a próxima.
Para quem quiser se informar mais sobre o Borough Market, acessem: boroughmarket.org.uk
Gostou da dica? Então deixe o seu comentário no Instagram do Diários Gastronômicos ou aqui no blog.
Fala meu velho! Estou aqui na terra da rainha visitando os pais e a Irma e ontem fomos a Borough. Fantástico lá, não conhecia! Usamos o "Diarios" como nosso guia pelo local… Provamos o sanduba de avestruz e o hambúrguer de canguru, mas decepionaram. Puro marketing. Bom mesmo foi um wrap de camarão e a raclete com batatas que encontramos, sem falar na incontaveis provas de chutneys, queijos, petiscos. Excelente. Saudades de todos aí! Abraço!