Londres: Pork belly no Salisbury pub

As primeiras impressões de Londres e uma deliciosa happy hour no Salisbury pub.

Cheguei a Londres bastante acabado, mas apesar disso com grande empolgação. Uma enorme quantidade de informações novas bombardeavem a minha cabeça desde o desembarque em Heathrow.

Ttínhamos algumas opções de transporte até o nosso destino, a noroeste de Londres, em Kilburn Park. Eles denominam como Zona 02, mais perto do aeroporto. Poderíamos pegar o metrô (mais barato), que significaria outra viagem de ao menos quarenta minutos. Outra opção era um táxi ou o trem expresso até a estação de Paddington.

Para um casal, considerando uma corrida para Kilburn, essas opções saem mais ou menos o mesmo valor, na faixa de 36 libras. Cada uma têm as suas vantagens, o táxi a comodidade e conforto e o trem a rapidez. Fomos de trem até Paddington.

De lá teríamos a opção de seguir mais um trecho de metrô, mas como estava bem perto da casa onde ficaríamos hospedados, decidimos pegar um táxi. De cara queira realizar um dos sonho de minha infância, andar num típico cab londrinho, o clássico modelo Austin FX4. Infelizmente não conseguimos pegar um na tradicional cor preta (o nosso foi um prateado), mas me satisfez.

O primeiro pub a gente nunca esquece

Já eram quase 14 horas quando chegamos à casa de nosso amigo Alex, um apartamento no terceiro andar de uma típica edificação inglesa em tijolinhos. Depois de arrastar as malas escadaria acima e conversar um pouco com nosso anfitrião, acabamos por decidir fazer nosso primeiro almoço pela área.

Cask beer South Bitter Adams


A fome bateu forte. Nossa ultima refeição foi um Pasty (espécie de folheado inglês) que dividimos em Paddington. Alex sugeriu um pub com comida. Isso é sempre importante de perguntar, pois na Inglaterra muitos pubs só servem bebida.

Ficava a dez minutos de caminhada, em Green Park, o Salisbury. A coisa que mais queria fazer era ir a um pub, vários! O tempo não poder estar mais londrinho, nublado e chuviscando. O frio pedia uma bebida forte.

Era o primeiro pub e a primeira cerveja da viagem, a cask beer South Bitter Adams. Tanto no Reino Unido quanto na Irlanda, as cask beer são distinguidas das ‘outras’ cervejas e bastante festejadas como patrimônio nacional.

The cask

Cask são as cervejas não filtradas e não pasteurizadas servidas sem a pressão adicional de nitrogênio ou dióxido de carbono. Mais ‘naturais’ como poderia alguns fãs considerar, elas são bombeadas literalmente dos barris. Hoje em dia, claro, já não mais em madeira.

Os ingleses valorizam muito esse estilo, justo por preservar mais o sabor original da bebida. Para nós do Brasil (país da cultura da cerveja gelada) pode parecer realmente muito estranho uma cask ale servida in natura, quase uma sopa de cevada. Mas a verdade é que quanto mais gelada a cerveja, menos sentimos o sabor da bebida.

Salisbury pub, Rolled Pork Belly, Londres

Adoro cerveja gelada, cada país tem a sua forma de se adaptar a uma bebida, mas com o tempo passei a apreciar cervejas servidas a temperaturas ambientes, como é comum na Europa. No entanto, está claro para mim que uma cask ale não combina muito com o nosso ambiente tropical. Pelas bandas do Rio de Janeiro, melhor mesmo é um chopinho gelado.

Voltando ao Salisbury, depois de realizar outro grande desejo ao pedir uma pint de cask ale, dei-me o direito, por irresistível, de escapulir da Inglaterra na segunda rodada e tomar a excelente cerveja alemã Franziskaner draft.

Ao fazer nosso pedido, constatamos que o cansaço começava a bater bem forte e chegamos a cogitar até desmarcar tudo aquele dia para desabar na cama. Decidimos seguir até onde aguentássemos.

Pork Belly

Para almoço dividimos dois pratos, um Rolled Pork Belly e Lamb Shank With Shallots Mach. A barriga de porco é um prato muito tradicional na Inglaterra. Em nosso caso foi servida com salada de agrião, purê de maça) e batata sauté. Carneiro é outra coisa muito consumida no Reino Unido. Não identifiquei exatamente o corte do prato que pedi, mas vinha acompanhado com cebolas assadas e purê de batata.

Salisbury pub, Lamb Shank, Londres

A textura do purê parece distinta na Inglaterra, creio eu por causa do leite. É bem gostoso, mas chega uma hora que cansa, pois a maioria dos pratos lá vem acompanhado de purê. Outro acompanhamento tradicional no Reuno Unido é o purê de maça, que combina bem com pratos fortes.

Os dois pedidos estavam muito gostosos, a barriga de porco deliciosa, mas muito pesada. Nós não comemos a barriga de porco separada de outros pratos tradicionais no Brasil como feijoada. Lá é servida com prato principal, geralmente em grandes tiras sempre acompanhada de batatas. Foi um excelente almoço e o preço apesar de um pouco acima do que estávamos planejando, nos pareceu justo.

Gostou da dica? Então deixe o seu comentário no Instagram do Diários Gastronômicos ou aqui no blog.

About André Comber

editor do site Diários Gastronômicos

View all posts by André Comber