Buenos Aires aos domingos: um passeio em San Telmo

Feira de San Telmo, Buenos Aires, Argentina

San Telmo, histórico bairro de Buenos Aires, continua quase igual, com seus velhos prédios, suas ruas sujas e desgastadas, seu ar antigo e charmoso, que a mi me encanta. Porém cada dia mais o bairro ganha ares modernos. Galerias de arte pipocando por todos os lados, lojas conceituais, turismo intenso e restaurantes caros como o La Brigada, onde almoçamos. O dia oficial de passeio pela área é no domingo, quando se realiza a famosa feira de antiguidade na Praça Dorrego.

Por incrível que pareça em nenhuma das quatro vezes que estive na cidade anteriormente pude ir domingo a San Telmo. Aquele dia, portanto, estava antes de tudo preenchendo uma lacuna em meus roteiros.

San Telmo, Buenos Aires
O passeio por San Telmo no domingo é programa obrigatório

Mas se você é daqueles que não gosta de ver turistas (apesar de ser um) passe longe do bairro nas domingueiras. A coisa mais difícil de achar por ali são os argentinos. Os brasileiros são maioria. Estão por todos os lados, inclusive em mim.

Como revelou meu amigo Lionel, a cada 10 pessoas andando nas ruas do centro de Buenos Aires nos dias de hoje, ao menos três são brasileiros. Sem exageros, frisou.

Feira de San Telmo, Buenos Aires
Feria de San Pedro Telmo, na Plaza Dorrego
Feria San Pedro Telmo

A Feria San Pedro Telmo se restringe à pequena e aconchegante Praça Dorrego, mais centenas de barracas vendendo tudo que é tipo de bugiganga se espalham pelas ruas ao redor. Além disso, muitas lojas do bairro permanecem abertas aos domingos, aproveitando o forte movimento.

Desta maneira, legal é se perder pela área, meio sem destino, entrando e saindo, caminhando e dando meia volta. Mesmo com a multidão para cima e para baixo, ainda considero o passeio por San Telmo neste dia um grande programa, uma obrigação de quem vai a Buenos Aires pela primeira vez. Ou como eu, nunca teve a oportunidade de ir ao bairro no domingo.

Mercado de San Telmo, Buenos Aires
No Mercado de San Telmo é possível encontrar de brechós a barracas de frutas

Após nos fartarmos de comer carne no La Brigada, era hora de andar para fazer a digestão. A temperatura estava perfeita, 22 graus. O único problema era o sol da tarde, inclemente. Catar uma sombra tornou-se missão, enquanto fuxicávamos as barracas e lojas.

Entre tantas tiendas havia uma que já conhecíamos e marcamos de voltar, a L´Ago. Lá é possível encontrar objetos para casa, luminárias com desenhos interessantes e peças de arte. O que nos atrai a pequena loja (que tem mais duas filiais na cidade), no entanto, são uns quadrinhos pretos com desenhos diferentes, feitos em madeira da Pajaritopoclapluma. O nome é este mesmo. Adoramos tanto que lá estávamos nós atrás de mais uns exemplares para nossa casa.

Cuidados como em qualquer cidade grande

Um detalhe que reparei nas ruas próximas ao epicentro da feira foi à quantidade de policiais dispostos em quase todas as esquinas. San Telmo é conhecido por ser uma região um pouco mais violenta, situação que piora quanto mais andamos em direção ao bairro de La Boca.

Mercado de San Telmo, Buenos Aires
Detalhes do belo mercado de San Telmo

Eu já fiquei hospedado em San Telmo e nunca me senti ameaçado, nem presenciei nenhum ato estranho. Diga-se de passagem, a única situação violenta que vivenciamos em nossa viagem foi um assalto no hall do nosso hotel em plena Palermo. Para um carioca, a questão do ser ou não violento é bastante relativa: se não tem ninguém com uma arma ameaçando nossa vida, então está ok.

Os cuidados que se deve ter no bairro são os mesmos que devemos levar em consideração para andar em qualquer parte da cidade de Buenos Aires, ou do mundo. Atenção principalmente com os punguistas. Eles são rápidos, sorrateiros e quando você dá falta de algo que estava carregando, já era. De qualquer modo, a presença ostensiva da policia dá algum conforto para os turistas que andam pela área.

Mercado de San Telmo

Nosso passeio incluiu uma volta no belo Mercado de San Telmo. Inaugurado no final do século XIX, o espaço milagrosamente ainda segue mal ocupado. Tem um aspecto um quê decadente mesmo com toda a pressão do mercado de turismo que força mudanças significativas no bairro.

Sempre que retorno a Buenos Aires imagino que tudo aquilo lá já tenha se transformado numa grande galeria-shopping artificial com tudo o que gringo gosta. Mas não, para a minha felicidade a área interna ainda é dividida entre diversos resistentes antiquários, brechós, barracas de frutas e comidas. Dá para achar muita coisa por ali. É um programa imperdível para quem está pela área do bairro.

Feria San Pedro Telmo

Endereço: Plaza Dorrego – San Telmo. Buenos Aires. Argentina.
Horário: Aos domingos das 10 às 17h.

Para saber mais:
instagram.com/feriadesantelmo
feriadesantelmo.com

Mercado de San Telmo

Endereço: Defensa 963 – San Telmo. Buenos Aires. Argentina.
Horários: diariamente das 09h às 20h.

Para saber mais:
instagram.com/elmercadosantelmo

Gostou da dica? Então deixe o seu comentário no Instagram do Diários Gastronômicos ou aqui no blog.

About André Comber

editor do site Diários Gastronômicos

View all posts by André Comber

0 Comments on “Buenos Aires aos domingos: um passeio em San Telmo”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.