Dublin: The Brazen Head, The Porterhouse and John Kehoe pub

Assim fomos ao nosso segundo destino daquele dia, um clássico pub, não muito distante da Guinness, The Brazen Head. Estávamos Devidamente forrados como a nossa primeira pint do dia da St James’s Gate Brewery, não sem antes comprar meia loja com tudo que é tipo de produto com a marca Guinness.

Pub mais antigo da Irlanda

Reza a lenda que se trata do pub mais antigo da Irlanda, inaugurado ainda na Idade Média, no ano de 1198. O site da casa diz que só no ano de 1635 foi dada a autorização legal de funcionamento. Ou seja, mesmo partindo do ano em que foi legalizado, já é tempo pra cacete.

Fotos relativas ao texto: Dublin: The Brazen Head, The Porterhouse and John Kehoe pub
Entrada do The Brazen Head

A entrada do lugar, um edifício em pedras, mais parece uma pequena fortificação medieval. É um pub realmente fantástico e praticamente um museu. Tem tudo que é tipo de penduricalho e aquele clima escuro e aconchegante, a imagem típica que sempre carregamos deste tipo de estabelecimento.

Sem dúvida foi um dos meus prediletos de toda a viagem e talvez o pub mais completo de todos, pois além do ambiente fascinante, o Brazen Head oferta uma grande gama de cervejas e boa comida. Falando em comida, por um milagre tomamos a sábia decisão de almoçar assim que chegamos ao pub. Tínhamos já certos a longa jornada que se apresentava no horizonte de nosso dia.

Fotos relativas ao texto: Dublin: The Brazen Head, The Porterhouse and John Kehoe pub
Objetos pendurados no The Brazen Head

Ninguém mais acreditava que ainda faríamos algum outro programa turístico que não pular de um pub à outro até que não aguentássemos mais ficar em pé. Tínhamos somente aquele dia para curtir, juntos, a cidade de Dublin, e já estávamos a exercer muito bem o esporte.

Red Ale e Irish Stew

Antes de comer, uma rodada da ótima cerveja Kilkenny, minha cerveja Red Ale irlandesa predileta. Seguimos com outra rodada de outro rótulo que nunca tinha ouvido falar, a Harp Draft. Chegaram os pratos, a galera ficou no Fish and Chips, que estava bom.

Eu pedi um Irish Stew, um tradicional ensopado irlandês a base de carne de cordeiro, legumes, cogumelos e Guinness (tudo parece levar Guinness naquele país). Se quiserem comer bem na Inglaterra e Irlanda, peçam uma sopa ou ensopado. São uma das coisas que eles sabem fazer.

Fotos relativas ao texto: Dublin: The Brazen Head, The Porterhouse and John Kehoe pub
The Brazen Head com boa variedade de cervejas

O Irish Stew era alimentação da população pobre, feito com restos de comida misturados a sobras de legumes. No meu caso, o caldo vinha acompanhado do sempre presente purê de batatas, estava muito gostoso e foi perfeito para eu me preparar ao resto do dia.

The Porterhouse

Deixamos o Brazen Head, devidamente alimentados, a carregar nosso complexo conjunto de sacolas. Depois de caminhar um pouco pela beira do River Liffey esbarramos sem querer com nosso terceiro destino do dia, a micro cervejaria irlandesa The Porterhouse. Não se trata de um pub, mas um grande e moderno bar, bem interessante, já dentro do núcleo que os dublinenses chamam de Temple Bar.

Fotos relativas ao texto: Dublin: The Brazen Head, The Porterhouse and John Kehoe pub
Irish Stew do The Brazen Head

A Porterhouse oferta um enorme numero de rótulos de cervejas. Foi difícil escolher. Decidimos fazer uma rodinha e cada um escolheu a que mais lhe apetecia. Silvia a Chiller Lager, a Chris, a Temple Brau Lager. Eu pedi uma Red Porterhouse, seguindo minha linha de preferência pelas Red Ales. Thiago, como não poderia deixar de ser, foi logo na mais forte, a Brainblasta. Era praticamente uma sopa de álcool e cevada fortíssima e quase intragável.

Por unanimidade a cerveja escolhida como a melhor da rodada foi a da Chris, com melhor equilíbrio entre todas. A Temple Brau Lager, de fato, era a melhor cerveja da casa. No entanto, a Red Porterhouse não ficava muito atrás. Já a Chiller Lager, era o contrário da Brainblasta, uma cerveja leve demais e muito sem graça.

Fotos relativas ao texto: Dublin: The Brazen Head, The Porterhouse and John Kehoe pub
John Kehoe Pub

Após nossa rodinha de cerveja, continuamos com o roteiro de pubs e bares de Dublin. Quer dizer, eu e o Thiago seguimos, pois as meninas se separaram um pouco para fofocarem enquanto paqueravam vitrines de rua.

Como vitrine dos meninos era o belo balcão do John Kehoe, outro tradicional e bonito pub da capital irlandesa, famoso por sua Guinness bem tirada. Tanto no Reino Unido, quanto na Irlanda, rola essa coisa do bar com a melhor pint de Guinness. É como, numa escala distinta, a discussão que tinha com uns amigos sobre o melhor chope Brahma da cidade do Rio.

Fotos relativas ao texto: Dublin: The Brazen Head, The Porterhouse and John Kehoe pub

No caso da Irlanda, a conversa é diferente. Há a Guinness tomada na própria fabrica da cerveja e as que são tiradas nos pubs da cidade. De fato a do John Kehoe é muito boa.

Depois tomamos uma Smithwick´s, uma lager razoável. As meninas nos encontraram no pub e ainda tomamos mais uma rodada Guinness antes de sair. Decidimos passar no hotel para deixar a ‘sacolada’ antes da nossa jornada etílica noturna. Teria de ser uma escala rápida, para não dar tempo ao bode entrar durante o intervalo.

Mais sobre The Brazen Head: brazenhead.com

Sobre o John Kehoe Pub: kehoesdublin.ie

A respeito do The Porterhouse: porterhousebrewco.ie

Gostou da dica? Então deixe o seu comentário no Instagram do Diários Gastronômicos ou aqui no blog.

About André Comber

editor do site Diários Gastronômicos

View all posts by André Comber

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.