Pastel de feira em Sampa

Pastel de feira

Pastel de feira em Sampa é um programa imperdível. Mas isso para quem, como eu, gosta de feira.

Se você não é chegado em feira talvez não faça muito sentido ir a uma feira comer pastel.

Acho importante frisar isso, porque o pastel de feira está intrinsecamente relacionado ao próprio espaço onde se come e se compra ele, a feira de rua.

A experiência de comer

Acredito que a gastronomia sempre está relacionada a uma experiência mais ampla de se comer – e não só com o prato e os ingredientes em si.

Assim, comer em casa ou no restaurante, ou no meio da floresta, numa casa de campo, tudo isso influencia o ato de comer.

O gosto é algo difuso, muito em parte composto por uma união de diferentes sentidos como tato, aroma, paladar e visão.

Por isso creio que dependendo do local o alimento tem um gosto diferente. Não só pelos ingredientes, ou o tipo de panela em que é cozido.

Cada experiência de comer em um lugar específico é diferente da de se comer em outro, mesmo que provemos uma receita igual.

Pastel de feira
Fritura do pastel, na Feira da Benedito Calixto
As feiras de rua paulistanas

Eu amo feira e gosto de pastel de feira de rua porque também acho legal o cheiro da feira, aquele calor, sentar para comer nos banquinhos plásticos junto a barraca, vendo o óleo trabalhar na fritura da massa.

Curtir o movimento das pessoas, o ir e vir de pernas, carrinhos, frutas, legumes, o latido do cachorro, a fumaça e o barulho da máquina de caldo de cana, os feirantes gritando…

São ingredientes que, em minha humilde opinião, transformam o ir comer pastel de feira num programa muito especial, além de barato e democrático (numa cidade onde muitas vezes come-se caro e em lugares segregados, isolando castas sociais).

Por isso que não consigo ir num lugar que não é uma feira comer pastel de feira. Sou da opinião de que para se comer pastel de feira nós devemos ir à feira.

Pastel de feira
Recheio do pastel de bacalhau
Pastel de feira
Pastel na Feira da Rua Antônio Bicudo, em Pinheiros
Os sabores de pastel de feira

Há grande variedade de sabores nas barracas de pastel, como carne seca, pizza, palmito, carne e queijo. Mas eu amo mesmo o pastel de bacalhau, que é algo de São Paulo.

Sou do Rio de Janeiro, uma cidade com grande influência da cultura portuguesa, mas onde são raros os pastéis de bacalhau. O carioca é mais apegado aos pastéis de camarão. Bacalhau é mais para o bolinho.

Quando aportei em terras paulistanas uma das primeiras boas impressões que tive da cidade foi quando parei numa feira de rua e provei um pastel de bacalhau.

Posso dizer que foi um dos meus primeiros casos de amor com esta metrópole e que mantenho até hoje.

Viva o pastel de feira!

Encontre outras dicas de bares e restaurantes em São Paulo em: comer e beber em Sampa

Quer saber a feira livre mais perto de você? Veja a lista no link: Prefeitura de SP

About André Comber

editor do site Diários Gastronômicos

View all posts by André Comber

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.