Restaurante Papa Gente, Praia do Forte

Restaurante Papa Gente, Praia do Forte, Bahia

Grande opção de restaurante na vila da Praia do Forte o Papa Gente serve uma boa comida baiana e os preços não são absurdos, considerando estar em um balneario turístico. No fim o preço que se paga é bem semelhante a um almoço em qualquer restaurante em São Paulo ou no Rio de Janeiro.

Curti o ambiente do lugar, arrumado, limpo e charmoso e já tinha lido boas resenhas sobre ele na internet. Chegamos logo cedo e não encontramos dificuldade de sentar. Do início ao fim da experiência fomos muito bem atendidos.

Comida da Bahia

O cardápio contempla muitas das coisas que amo na Bahia entre o mar e a terra. Sendo um balneário optei por começar com um Caldo de Polvo.

Também pedi uma porção de bolinhos de peixe (R$ 24,00) para dividir com minha esposa e meu filho. Cada restaurante da Praia do Forte tem a sua própria versão do bolinho de peixe, que é o petisco mais popular do local. Aparentemente a origem do bolinho foi no Bar do Souza, que não chegamos a conhecer.

Restaurante Papa Gente
O Caldo de Polvo delicioso abriu o almoço no Papa Gente

Têm coisas que só se come bem na Bahia. Uma delas é Caldo de Polvo. Não tem nada igual. É assim em Salvador e não seria diferente na Praia do Forte. Meu caldo chegou pouco antes do bolinho e estava realmente delicioso! O molho de pimenta forte e saboroso do Papa Gente deu o toque final a minha felicidade.

Pouco depois veio a porção com seis bolinhos de peixe, que comemos num piscar de olhos. Excelentes, com fritura perfeita, crocantes por fora e com um recheio bem cremoso e suave por dentro.

Restaurante Papa Gente
O bolinho de peixe é o petisco mais tradicional da Praia do Forte. O do Papa Gente é muito bom
Carne de fumeiro

Uma pena que não houvesse mais tanto espaço dentro de mim para atacar outras entradas, ou mesmo uns dois pratos principais. Tendo de optar por um, já que as porções são grandes, resolvemos ir em direção ao Recôncavo Baiano.

Escolhemos ao invés de um prato principal outro petisco típico para compartilhar: fumeiro acebolado com farofa de manteiga. Carne de fumeiro é outra dessas maravilhas que só se come na Bahia. Tem um gosto único pelo tipo de tempero e o processo de defumação do porco, com queima de lenha.

Restaurante Papa Gente
A carne de fumeiro é um patrimônio gastronômico baiano tão importante quanto o Acarajé

Os cortes mais utilizados são chã e coxão mole suíno e até hoje a produção é artesanal. Grande parte é concentrada em Maragogipe, com o modo de preparo passado de geração a geração. É um patrimônio gastronômico baiano tão importante quanto o Acarajé.

Pois bem, eu amo carne de fumeiro e foi irresistível pedir aquela porção acompanhada de vinagrete e farofa para fechar nossa passagem pela Papa Gente com chave de ouro.

Os pratos demoram a vir e por isso deixo um alerta importante: não cheguem lá morrendo de fome. Legal é sentar ainda com a vontade de comer um pouco distante e então sem pressa tomar uma cerveja (geladíssima, por sinal) como quem não quer mais nada da vida. Mas é bom, mesmo assim, pedir logo uns dois petiscos e depois os pratos sem esperar muito.

Vila da Praia do Forte

Aquele almoço foi a minha redenção. Pura felicidade para voltar da Bahia com vontade de quero muito mais.

Depois demos uma andada vila, a área turística-urbana do balneário. Fica na realidade dentro do território do município de Mata de São João. Há muitas lojinhas interessantes. Um programa imperdível é o Projeto Tamar.

Restaurante Papa Gente
Ambiente agradável com vista para a avenida de pedestres principal da vila da Praia do Forte 
Restaurante Papa Gente
Curta uma cervejinha gelada e pressa para comer

Por conta do tempo um pouco chuvoso descartamos esticar na Barraca Sapiranga, a mais famosa dali, ou em alguma outra junto da praia. Percorremos a Avenida Antônio Carlos Magalhães (não poderia ter outro nome…).

É um passeio agradável de pedestres que corta todo o comércio principal da área urbana terminando (ou começando) na Praça da Igreja São Francisco de Assis. É onde também fica grande parte dos restaurantes.

Restaurante Papa Gente

Endereço: Avenida ACM 201, Vila da Praia do Forte (Mata de São João) – BA
Funcionam diariamente das 11h às 23h
Contatos: (71) 99971-0337 / (71) 999-510-399 / restaurantepapagente@gmail.com

Para saber mais:

facebook.com/restaurantepapagente

About André Comber

editor do site Diários Gastronômicos

View all posts by André Comber

3 Comments on “Restaurante Papa Gente, Praia do Forte”

  1. André compartilhamos sua satisfação e agradecemos este lindo texto, muito bem escrito e rico em detalhes inclusive históricos, parabéns ! Na próxima estadia venha degustar a casquinha de aratu e o carro chefe da casa o peixe preguiçoso ( um vermelho inteiro grelhado coberto com um molho especial de camarão a base de leite de côco.)

    1. Olá Jailton, tudo bom?

      Eu é que agradeço pelo atendimento gentil e pela boa comida que comemos. Também por passarem por aqui para comentar.

      Abraços,

      André Comber

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.