O clássico Restaurante Sentaí, o Rei da Lagosta

O RESTAURANTE SENTAÍ ESTÁ PERMANENTENTE FECHADO, TEXTO MANTIDO COMO MEMÓRIA GASTRONÔMICA CARIOCA.

O restaurante está na lista dos mais tradicionais representantes da culinária portuguesa no Rio de Janeiro. Ficou conhecido como o “Rei da Lagosta”. O crustáceo é servido em diversos pratos do cardápio. Como o clássico Thermidor, em Moqueca, ou mesmo em versões carioquíssimas como com Arroz e Brócolis.

Mais do que os pratos principais, o que sempre me atraiu por ali são os pastéis de lagosta de entrada. Para mim um dos destaques do menu. Também fazem um bolinho de bacalhau de respeito. Em geral as opções são bem servidas, para dividir, mas os preços já compensaram mais.

Restaurante Sentaí
A lagosta servida na carioquíssima versão com Arroz e Brócolis
A lagosta da Central do Brasil

A casa sofre um pouco com o abandono de suas redondezas – na Central do Brasil, área que possui um valioso conjunto arquitetônico, mas que foi simplesmente esquecida pelo poder público (com as obras do Porto Maravilha, espera-se uma revalorização do local).

Isto se reflete em seu horário de funcionamento muito restrito – de 12h às 16h durante a semana – o que torna uma passagem por lá missão quase impossível, a não ser para quem trabalha na região. Eu mesmo já não passava por ali há tempos.

Restaurante Sentaí
Um dos destaques do cardápio são os pastéis de lagosta
Restaurante Sentaí
Os bolinhos de bacalhau também são uma boa pedida para começar

Não espere um lugar descolado ou bacana. A decoração e o ambiente não são o forte. É um local fechado, dividido em pequenos salões com iluminação fria e cheio de banners com promoções pendurados pelas paredes. Os garçons experientes garantem um bom atendimento, mas fujam do chope, que é bastante razoável.

Junto com meu companheiro de aventuras gastronômicas, e sócio na Esquina Filmes Xaxá Malaguti, nós começamos nossa jornada passando pelos indispensáveis Pastéis de Lagosta (R$ 24, 00 a porção com quatro) e por uma duplinha de bolinhos de bacalhau – obrigatórios sempre!

Restaurante Sentaí
A decoração e o ambiente não são o forte
Arroz de Brócolis

Apesar de o cardápio ofertar uma série de pratos com lula, polvo ou bacalhau, nós não resistimos em partir para a lagosta – apesar do alto custo do pedido. Nossa opção, com Arroz de Brócolis e coradas, saiu a R$ 142,80.  Se por um lado as guarnições deram de sobra, a carne saborosa do crustáceo, para duas pessoas, deixa um sabor de “podia ter mais um pouco…”.

O Rio de Janeiro possui outros melhores e mais acessíveis (tanto no preço, quanto no endereço) restaurantes de comida portuguesa, mas por sua história e também pela cozinha, uma passagem pelo Sentaí continua valendo aos desbravadores da culinária carioca.

O RESTAURANTE SENTAÍ ESTÁ PERMANENTENTE FECHADO, TEXTO MANTIDO COMO MEMÓRIA GASTRONÔMICA CARIOCA.

Restaurante Sentaí

Rua Barão de São Félix, 75, Centro, Rio de Janeiro (RJ)

Quer lembrar de outros tantos bares e restaurantes que fecharam as portas no Rio de Janeiro e São Paulo, acesse a nossa página: memória

Comente aqui no blog ou em nosso instagram , tinha algum bar que você era apegado que fechou as portas?

About André Comber

editor do site Diários Gastronômicos

View all posts by André Comber