A culinária judaica do Shoshana Delishop

Delishop, Bom Retiro

Finalmente vim conhecer o restaurante Shoshana Delishop que já estava anotado em meu caderno de dicas há tempos. Sextas e sábados são os dias do Tchulent, tradicional cozido com legumes, grãos e carnes de boi preparado em cozimento lento para ser servido no almoço durante o Shabat – período no qual os judeus não exercem atividades consideradas trabalho, tais como dirigir e cozinhar.

A sexta-feira meio enforcada do feriado de Corpus Christi foi a oportunidade perfeita de me embrear em uma de minhas áreas prediletas em Sampa: o Bom Retiro. Nada a ver com roupas ou bijuterias, mas sim com uma das várias opções gastronômicas do bairro. Na companhia de um amigo esfomeado dedicamos nosso almoço a culinária judaica.

Feijoada Judaica

O Tchulent que é apresentado como a Feijoada Judaica. Não sei se é uma comparação apropriada, até porque nossa feijoada tem uns 300 anos de história, enquanto o Tchulent é milenar. Na verdade o prato me lembrou um pouco o cozido português (sem as carnes de porco, claro) com consistência de dobradinha. Não estranhei, após uma pesquisa, que alguns historiadores atribuam a origem do cozido clássico de Portugal aos judeus.

Delishop, Tchulent, comida judaica, Bom Retiro, Shoshana Delishop Cozinha Judaica
O Tchulent é apresentado como a Feijoada Judaica

O Shoshana Delishop foi aberto por dois imigrantes israelenses em 1991. O nome é referência aos fundadores Adi e Shoshana. Atualmente a cozinha é comandada pelo filho do casal, o chef Nir Baruch que aprimorou o cardápio, mesclando culinária contemporânea à tradicional gastronomia judaica.

Gastronomia judaica

Gostei muito do clima singelo do local, sem frufrus decorativos, blá-blá-blás temáticos ou apêndices moderninhos. Lugares simples sempre me fazem sentir mais aconchegado e a vontade. O importante é ser limpo, ter uma equipe simpática e um cardápio com comidas boas a preços honestos. É exatamente o que o Delishop nos oferece!

Logo que sentamos à mesa é servido de cortesia uma pequena e gostosa porção de repolho. Entre as entradas, alguns clássicos como Homus e bolinhos de peixe parecem interessantes. Eu e meu amigo, na verdade, ficamos babando pela Linguiça de Cordeiro com Couscous Marroquino (R$ 38,00) – um dos pratos principais em destaque, mas decidimos seguir firme no plano de dividir o Tchulent (R$ 45,00).

Shoshana Delishop Cozinha Judaica, Bom Retiro
A culinária judaica do Shoshana Delishop

Entre outras pedidas que me chamaram atenção foram o Shpondra (costela de boi cozida), a Língua de Boi ao Molho de Tomate, o Mussaká (torta gratinada de Batata, Berinjela e Carne). Todos os pratos são servidos em porções para uma ou duas pessoas, por preços bem justos.

Não nos arrependemos de dividir o Tchulent que estava delicioso, mas creio que poderíamos – forçando uma barra – pedir a linguiça também (a porção do cozido é adequada para duas pessoas não ogras). O ideal talvez seja pedir dois pratos para uma pessoa o que sempre possibilita provar mais coisas do menu.

Fomos unânimes na opinião de que se trata de um restaurante com ótimo custo-benefício. Um local que pretendo voltar.

Shoshana Delishop Cozinha Judaica

Funciona de segunda a sábado 08h30 às 15h30.

Endereço: Rua Correia de Melo, 206 – Bom Retiro, São Paulo (SP).

Contatos: (11) 3228-4774 / contato@delishoprestaurante.com.br

Para saber mais: delishoprestaurante.com.br

Gostou da dica? Então quando der um pulo lá não deixe de falar pra gente como foi a experiência no Instagram do Diários Gastronômicos ou aqui no blog.

Encontre outras dicas de bares e restaurantes em São Paulo em: comer e beber em Sampa

About André Comber

editor do site Diários Gastronômicos

View all posts by André Comber

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.