Casa Gijo Linguiçaria e suas maravilhosas linguiças artesanais

Gijo, loja de linguica, linguica artesanal, Vila Mariana, Sao Paulo (2)

Por sugestão de um amigo fui catar na Vila Mariana uma famosa loja de embutidos chamada Casa Gijo Linguiçaria. Bom, como muito de vocês sabem, eu sou completamente louco por linguiças. Podem imaginar, portanto, o quão ansioso eu fiquei em conhecer o tal célebre estabelecimento.

Casa Gijo Linguiçaria
As linguiças penduradas em cima do balcão são tentadoras. Dá vontade de levar tudo

Apesar de sua pequenez, é impossível cruzar pela Gijo sem percebê-la. Mesmo para um desavisado, pois logo damos com  a imagem reluzente de diversas linguiças penduradas sobre o balcão.

Um pequeno mundo de maravilhas

Quando cheguei ao local meus olhos brilharam. Um pequeno mundo de maravilhas. São mais de vinte tipos diferentes de embutidos! Teria a ingrata missão de ter de escolher no máximo dois, afinal teria de carregá-las na bagagem de volta ao Rio.

Casa Gijo Linguiçaria
Por onde se olha, referências a história da loja e de seu dondo, o Gijo

A produção é toda artesanal e vigiada de perto pelo dono, Luiz Trozzi. Ou como os clientes preferem se referir, Gijo. Infelizmente ele não estava presente em minha passagem por lá. Seu neto, também Luiz, tocava os trabalhos, atendendo ao telefone e embalando os pedidos de um freguês ao meu lado.

Eu não tinha a menor ideia do que responder quando ele me perguntasse à clássica questão: o que o senhor deseja? Tudo! Eu gostaria de ter lhe dito estas palavras e vê-lo empacotar os montes de tripas recheadas.

Casa Gijo Linguiçaria
O balcão refrigerado ainda reserva outros sabores de embutido. Quase não resisti a alheira

Quando Luiz finalmente, e muito educadamente, se dirigiu a mim eu apenas disse: “Posso levar no máximo duas linguiças, preciso de dicas”. Logo me trouxe alguns pedaços de diferentes sabores para eu provar. O problema é que eu estava gostando de todos. Tivesse uma cervejinha, eu acho que não sairia daquele balcão nunca.

Negócio de família

Por onde se olha vê-se linguiças (é claro), mas também muitas fotos, alguns santos, recortes de reportagens sobre a casa e referências a história do Gijo e de seu dono, o Gijo.  Luiz Trozzi herdou o pequeno negócio (e o saber fazer dos embutidos) do seu pai nos anos 40.

Casa Gijo Linguiçaria
Além das linguiças, na pequena grande loja também podemos encontrar antepastos e torradas

Começou com três sabores de linguiça e aos poucos expandiu o cardápio. Hoje a pequena loja é uma referência na produção artesanal do produto, com uma legião de fãs. Muitos deles fiéis a opinião de que se trata das melhores linguiças do mundo.

Ainda não conheço todos os embutidos do mundo (estou lentamente no caminho, mas acho que morro antes. Que pena), mas posso dizer que por ali se comercializa exemplares de respeito.

Casa Gijo Linguiçaria
Apesar do pequeno espaço, é impossível cruzar pela loja sem percebê-la
Destino imperdível da cidade de São Paulo

Os produtos deixaram de ser fabricados na própria loja há algum tempo, mas até hoje o Gijo supervisiona todo o processo de produção de seus fornecedores. São vendidos por volta de uma tonelada de embutido por mês. Inclusive para quatro diferentes países, além do Rio de Janeiro.

Bom, depois de muito matutar, e resistir à alheira da casa (adoro!), acabei por escolher a Calabresinha Sêca e uma segunda linguiça com oito ervas. Para complementar as compras, ainda levei uma sardela e uma pasta de berinjela, antepastos também produzidos por ali.

Minha cabeça já estava a preparar a noite para degustar tudo aquilo na volta para o Rio. Deixei a Gijo munido de minhas sacolas e com um sorriso de um lado a outro do rosto. Este é um lugar que está anotado em meu caderno de destinos imperdíveis da cidade de São Paulo.

Casa Gijo Linguiçaria

Endereço: Rua Dr. Pinto Ferraz, 16 – Vila Mariana (Próximo do Metrô Vila Mariana). São Paulo (SP)
Horário: de segunda a sexta no horário comercial. Domingo até as 13h.
Contatos (11) 5579-2935  / (21) 5904-3694

Para saber mais:
gijolinguica.com.br

Gostou da dica? Então der um pulo lá não deixe de falar pra gente como foi a experiência no Instagram do Diários Gastronômicos ou aqui no blog.

Encontre outras dicas de bares e restaurantes em São Paulo em: comer e beber em Sampa

About André Comber

editor do site Diários Gastronômicos

View all posts by André Comber

0 Comments on “Casa Gijo Linguiçaria e suas maravilhosas linguiças artesanais”

  1. Acabei de ver um matéria sobre o Gijo e suas linguiças na tv Gazeta.
    Nossa, tô até agora com a boca cheia d’água, quem me dera provar um pedacinho de cada uma delas!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.