Moqueca Capixaba no Restaurante Meaípe

RESTAURANTE MEAÍPE ESTÁ PERMANENTEMENTE FECHADO. TEXTO MANTIDO COMO MEMÓRIA GASTRONÔMICA PAULISTANA.

Não é de hoje que eu passo na porta desta singela e simpática casa na Rua Fradique Coutinho e sinto vontade de entrar, atraído pelo cheiro das moquecas apreciadas pelos clientes nas mesinhas da calçada. Resolvi parar de resistir à vontade e experimentar o programa numa tarde de sábado de tempo confortável em São Paulo.

Apesar de meu apego a cultura da Bahia e de adorar um prato com dendê, também sou fã da Moqueca Capixaba, que considero mais leve que a baiana e com seu próprio sabor. Esta é justamente a especialidade do Meaípe. O restaurante, no entanto, me atraiu principalmente por seu clima despojado, simples e muito familiar – além dos preços interessantes.

Cardápio enxuto, mas certeiro

O cardápio não é vasto. Além da Moqueca de Peixe, outro destaque é a de camarão ou a mista. Para petiscar pode-se optar por peixe frito ou camarão a milanesa.  As mesinhas da calçada são as mais disputadas pela clientela. A área interna, no entanto, não é desagradável – apesar de seu aspecto mais largado.

Nascido em Cachoeiro do Itapemirim, Paulo Casagrande comanda pessoalmente o movimento do salão, onde fica nítido já é bastante íntimo da clientela. Por ali são os próprios frequentadores que buscam as cervejas na geladeira. É uma informalidade muito gostosa de curtir. Bastou eu tomar meu primeiro copo de Original para já entrar no clima. Até na hora de pagar eu mesmo passei meu cartão na máquina.

O clima despojado, no entanto, nos força a ter mais atenção ao nosso próprio consumo – já que o gerenciamento por ali é praticamente artesanal. Em minha própria passagem, por exemplo, Paulo acabou por me cobrar um prato para dois – que foi pedido por um casal ao meu lado. Tudo devidamente acertado, ele mesmo me mandou pagar a conta nos fundos do restaurante.

Moqueca de Peixe

Não fugi da especialidade e solicitei a Moqueca de Peixe, que nos finais de semana sai a R$26,00 para uma pessoa (durante a semana sai a R$ 22,00). Fiquei surpreso com a quantidade. Uma tigela com postas de Abadejo, outra de pirão, além da travessa com arroz. É muita comida! Para completar, a pimentinha fecha perfeitamente a composição.

Não diria que foi uma moqueca inesquecível, nem a melhor que já provei, mas estava bem feita e me satisfez. O clima do lugar, por outro lado, é realmente muito legal. Somado aos preços justos dos pratos, me fez sentir vontade de retornar.

RESTAURANTE MEAÍPE ESTÁ PERMANENTEMENTE FECHADO. TEXTO MANTIDO COMO MEMÓRIA GASTRONÔMICA PAULISTANA.

Restaurante Meaípe

Rua Fradique Coutinho, 276 – Pinheiros. São Paulo (SP).

Quer lembrar de outros tantos bares e restaurantes que fecharam as portas no Rio de Janeiro e São Paulo, acesse a nossa página: memória

Comente aqui no blog ou em nosso instagram , tinha algum bar que você era apegado que fechou as portas?

About André Comber

editor do site Diários Gastronômicos

View all posts by André Comber

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.