O Catarina, para quem gosta de frutos do mar

O CATARINA ESTÁ PERMANENTEMENTE FECHADO. TEXTO MANTIDO COMO MEMÓRIA GASTRONÔMICA PAULISTANA.

Não sou muito ligado em rituais religiosos católicos. Mas minha esposa faz questão de seguir alguns dogmas da igreja. Ela me pediu para optarmos por um prato de peixe ou frutos do mar na Sexta-feira Santa. Para mim não foi nenhum sacrifício. Muito ao contrário, foi sim ótima oportunidade de me esbaldar com o mundo marítimo – que eu simplesmente adoro.

Para dizer a verdade, se até os meus idos 25 anos eu era um devorador voraz de carne vermelha, com os atravessar dos anos eu cada vez mais – de forma natural – vou tomando gosto pelas coisas do mar, que atualmente consumo com bastante assiduidade.

Na escolha de um lugar para comer frutos do mar, em que pudéssemos dedicar uma tarde para bater um papo gostoso tomando uma cerveja gelada num lugar agradável, a opção pelo O Catarina veio imediatamente à memória.

O Catarina
Não poderíamos supor que a frigideira fosse tão grande – considerando os R$ 48,00 cobrados

Este boteco simpático e alegre da região de Perdizes-Pompéia, com um cardápio de pratos típicos da cidade de Florianópolis, se tornou um dos meus pontos de paragem predileta em Sampa – e fonte de bons petiscos do mar a preços bastante justos.

Esta constatação ficou mais uma vez evidente em nossa primeira e quase única pedida da tarde, a Frigideira de Frutos do Mar. A ideia era explorar ao menos uns três belisquetes do cardápio. Não poderíamos supor, no entanto, que a frigideira fosse tão grande – considerando os R$ 48,00 cobrados. Coisa à beça, de boa qualidade, que faria fácil às vezes de um almoço de um casal.

O Catarina
Bolinho de camarão: fritura bem feita, massa leve

Quase única pedida, eu disse. Isto porque, de fato, depois de tanto nos fartarmos dos anéis de lula, mariscos e camarões da frigideira quase não nos sobrou espaço para outro petisco. Demos um bom tempo num diálogo de goles até decidir por algo mais.

Nossa segunda escolha foi o Bolinho de Camarão, que no bar tem aquele estilo antigo, onde o camarão de tamanho médio é envolvido pela massa com rabo e tudo. Não se intimidem de pedir frituras por ali, pois geralmente os bolinhos fritos são muito bem feitos. Gostei do camarão, de massa leve, mas continuo fã mesmo do bolinho de siri da casa – que é imperdível.

Há muitas outras coisas interessantes no cardápio, portanto fígados a obra. Eu particularmente sugiro Frigideira de Frutos do Mar para um grupo de três pessoas, para seguir a jornada nos bolinhos e pastéis em oferta.

Para mim, não é preciso Sexta-feira Santa como desculpa, qualquer dia é um bom dia de ir ao O Catarina.

O CATARINA ESTÁ PERMANENTEMENTE FECHADO. TEXTO MANTIDO COMO MEMÓRIA GASTRONÔMICA PAULISTANA.

O Catarina

Endereço: Rua Ministro Ferreira Alves, 131 – Perdizes. São Paulo (SP).

Quer lembrar de outros tantos bares e restaurantes que fecharam as portas no Rio de Janeiro e São Paulo, acesse a nossa página: memória

Comente aqui no blog ou em nosso instagram , tinha algum bar que você era apegado que fechou as portas?

About André Comber

editor do site Diários Gastronômicos

View all posts by André Comber

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.