Em minha passagem por Bogotá não poderia deixar de provar o prato mais tradicional da capital colombiana: o Ajiaco Santaferreño. Santaferreño é o termo que designa a pessoa ou produto nascido ou originado em Santafé de Bogotá (apesar de atualmente o gentílico “bogotano” ser mais utilizado).
O Ajiaco é um tipo de sopa comum em diversas partes da América Latina. Suas origens remontam à culturas pré-colombianas e o nome está relacionado aparentemente ao uso de aji – apesar de que em muitos países, incluso a Colômbia, o caldo não seja acrescido desta pimenta atualmente.
Culinária tradicional da Colômbia
O modo de preparo sofreu diversas modificações através dos tempos e é possível encontrar as mais variadas receitas nos diferentes locais onde é servido, com uso de carne de boi, porco ou galinha. A característica que une todas as variantes do prato é o fato de ser um caldo a base de batatas.
A receita bogotana é uma das mais famosas, muito em parte porque foi abraçada pela capital da Colômbia como prato mais representativo de sua cultura gastronômica. Apesar de não haver muita informação de como se chegou ao seu formato atual.
A sopa é um negócio poderoso. Leva pedaços de peito de frango desfiados e ao menos três tipos de batatas típicas do país: criollas, sabaneras e pastusas. Além de um ou mais troços de espigas de milho, creme de leite, guascas (uma erva aromática local) e alcaparras.
Durante o cozimento, as batatas deixam o caldo bastante espesso e com aspecto amarelado, quase de um creme. A sopa é saborosa e servida ainda de um uma porção de arroz e abacate. Uma refeição completa e pedida ideal para os dias de frio em Bogotá.
El Mejor Ajiaco del mundo
Para quem visita a cidade, uma boa dica para provar o tradicional prato é na Calle 11, no bairro da Candelária, bem próximo a Plaza de Bolivar. Há ao menos três pequenos e singelos restaurantes especializados no preparo do caldo. Recebi especiais recomendações para conhecer o servido no Antigua Santafé, que das três casas é a mais movimentada. Sempre um bom sinal.
O cartaz na porta do restaurante não é nada humilde: “El mejor Ajiaco del Mundo”. Acho sempre divertido estas afirmações . Muito utilizadas também no Brasil para indicar o melhor pastel do mundo, melhor bolinho de bacalhau do mundo etc.
Não posso afirmar se o que comi é o melhor Ajiaco do mundo, até porque foi o primeiro e único que eu tive a oportunidade de provar na vida. Mas que estava delicioso, ele estava.
Além de tudo foi uma refeição rápida e muito barata (saiu por volta de 16 mil pesos, ou cerca dos 19 reais) que me alimentou para o resto do dia. Para quem passeia pelo bairro histórico da Candelária, uma escala no Antigua Santafé é realmente uma ótima pedida.
Antigua Santa Fé
Endereço: Calle 11, 6-20 – Candelária. Bogotá (Colômbia)
Contatos: 566-6948 / antiguasantafe@gmail.com
Gostou da dica? Então der um pulo em Bogotá não deixe de falar pra gente como foi a experiência no Instagram do Diários Gastronômicos ou aqui no blog.
Oi, pessoal.. Tudo bem? 🙂
Seu post foi selecionado para a #Viajosfera, do Viaje na Viagem.
Dá uma olhada em http://www.viajenaviagem.com
Até mais,
Natalie – Boia