Casa Garabed

Casa Garabed, restaurante, cozinha armênia

Inaugurada em 1951 a Casa Garabed é um dos restaurantes mais clássicos da cozinha armênia na cidade de São Paulo. Essa é uma das coisas boas de se morar em Sampa, ter em mãos um pedacinho de todo mundo, nesta terra de imigrantes – o que inclui muitos armênios.

O cozinheiro maneja habilmente uma grande e longa espátula colocando e retirando esfihas e pães de dentro do forno a lenha. A brasa é aos poucos alimentada com toras de eucalipto. Enquanto isso alguns turistas gastronômicos – incluindo eu – tiram fotos admirados, como se estivessem em um templo religioso.

Casa Garabed
O forno a lenha está lá desde a inauguração do restaurante em 1951
Casa Garabed
Esfihas de cane, Bastrmá com Carne e a de Queijo com Bastrmá (fechada)
Casa Garabed
Minha predileta: Pernil de Cordeiro (com snobar, manteiga Aviação e Hortelã Fresca)

Creio que a adoração que se dedica aquelas Esfihas ultrapassa apenas uma questão de gosto. Sem dúvida são ótimas, entre as melhores de SP, mas a experiência de comê-las ali é algo espiritual também.  Um programa que atrai não só gente da região do bairro de Santana, mas de toda São Paulo.

Comida armênia

A comida armênia tem alguma semelhança ao que no Brasil se estabeleceu como cozinha árabe. Por isso o cardápio, com algumas exceções, é bastante familiar. A diferença está no tipo de tempero e de preparo dos pratos e em algumas pedidas mais tradicionais.

É o caso do Bastrmá (ou Bastermá): carne seca curada, com especiarias e sabor forte. Na Casa Garabed o Bastrmá pode ser apreciado com pão sírio, ou em um dos diversos sabores de esfihas a disposição. Recomendo que se prove das duas maneiras.

Casa Garabed
Porção de Bastrmá com pão sírio
Casa Garabed
As esfihas são o carro chefe da casa

Diga-se de passagem, o ideal é ir com um grupo de amigos, pois bacana é comer um pouco de tudo por ali – começando pelas esfihas. O menu dedica uma página inteira só para elas. É comum ver os clientes fazendo verdadeiras rodadas de esfihas, num maravilhoso festival.

Com um grupo de camaradas da Esquina Filmes pudemos explorar bem o cardápio. Foi difícil estabelecer um consenso sobre qual teria sido a melhor esfiha. Cada um teve a sua predileta. Eu amei a de Pernil de Cordeiro (com snobar, manteiga Aviação e Hortelã Fresca), a de Bastrmá com Carne e a de Queijo com Bastrmá (fechada).

Casa Garabed
O homus com grãos fritos por cima e as kaftas também muito boas

Todos, no entanto, foram positivamente unânimes na opinião sobre o Bastrmá que foi provado de diferentes formas ao longo do almoço. Além disso, também devoramos com devoção as porções de pão sírio quentinhas e deliciosas, com uma boa pasta Homus (que vem servida com alguns grãos de bico fritos por cima).

Restaurante simples e quase secreto

Quem vai a primeira vez até desconfia se anotou o endereço corretamente. No alto de uma ladeira, sem nenhum tipo de indicação, o restaurante fica escondido atrás de um portão de ferro cinza que aparenta ser apenas uma casa normal da área.

Chega-se até as mesas, divididas em diferentes salas do imóvel, pós descer uma ladeira. É uma casa simples, sem muitos detalhes decorativos. No entanto, dá para reparar no cuidado com a marca Garabed (registrada) que está em todos os lugares (dos guardanapos, passando pelos pratos e destacada no forno).

Casa Garabed
Entrada quase imperceptível para quem está na rua
Casa Garabed
Salão simples, com poucos detalhes decorativos

Já vi comentários sobre o preço alto do restaurante. Pessoalmente achei que está dentro da média. Não se pode querer comparar com as servidas em um Habib da vida. É outro nível de qualidade, de cuidado, de tempero e de preparo no forno a lenha.

Levando em conta tudo isso acho o preço justo. É claro que depois de comer umas dez esfihas a conta não vai ser barata. Mas vale cada centavo.

Para completar a experiência, ainda saímos carregados de alguns dos produtos a disposição para levar para fazer em casa como esfihas congeladas, porção de Bastrmá…

Casa Garabed

Endereço: Rua José Margarido, 216 – Santana. São Paulo / SP.
Horário: de Quarta a Domingo das 12h às 21h
Contatos: (11) 2976-2750 / (11) 2979-3943 / (11) 2267-1831 / (11) 2267-1810
Melhor parada: Estação Santana do Metrô (Linha Azul)

Para saber mais:

instagram.com/casagarabedoficial

casagarabed.com.br

facebook.com/casagarabed

Gostou da dica? Então der um pulo em um pulo lá não deixe de falar pra gente como foi a experiência no Instagram do Diários Gastronômicos ou aqui no blog.

Encontre outras dicas de destinos em São Paulo em: comer e beber em Sampa

About André Comber

editor do site Diários Gastronômicos

View all posts by André Comber

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.