Curitiba em 3 dias: Carne de Onça no Bar do Alemão

Talvez tenha sido o pior conjunto de fotos que eu já ousei tirar na vida. Logo no lugar que eu mais ansiava conhecer em Curitiba, o Schwarzwald Bar do Alemão.

Peço aos leitores, no entanto, que me deem um desconto. Para aqueles que não conhecem esta tradicionalíssima casa, no coração do centro histórico curitibano, fiquem sabendo que, entre outros motivos, o bar é famoso por seu famoso chopp Submarino.

Afundado no Submarino

A galera carioca da geração dos meus pais sabe bem o que é Submarino, pois esta mistura bombástica era comum nos bares da cidade do Rio até os anos 80. Eu cheguei a pegar um resquício da moda nos idos tempos de minha adolescência.

Bar do Alemão em Curitiba
Submarino: canequinha de steinhagen na canecona de chope. A canequinha fica de brinde

Pois em Curitiba, o Bar do Alemão ainda se mantêm fiel ao ritual de jogar uma pequena canequinha de porcelana transbordando de steinhagen dentro de uma canecona de chopp. É isto mesmo. Uma loucura recomendada somente para os fortes.

Bom, acho que não sou tão forte assim. Ou ao menos eu me empolguei demais na velocidade dos goles. Pois bem, consegui ficar alterado com a primeira caneca de chopp que pedi.

Depois ficou difícil conseguir equilibrar os braços para sacar uma foto descente sem o uso do flash. Valeu a intenção torta, principalmente porque a canequinha de porcelana fica como brinde para os destemidos bebedores do drinque.

Além do Submarino, esta taberna escura de comida alemã também é famosa por servir o que muitos curitibanos consideram como a melhor Carne de Onça da cidade. Mas o que é isto?

Carne de Onça

Até então eu também não fazia ideia, mas descobri que o termo também é utilizado em São Paulo para designar uma espécie de prato a la steak tartare. Achei o apelido brasileiro muito mais interessante, mas não deixei de imaginar se um dia lá atrás na história o nome não teria um significado mais literal…

Bar do Alemão em Curitiba
Canapés de carne de onça: bem temperado e por um preço justo de R$ 23,60
Bar do Alemão em Curitiba
O bar se estica por vários salões, com mesas de madeira escura

Solicitamos a Carne de Onça aperitivo, por justos R$ 23,60. Assim que a porção chegou à mesa recordei que, de fato, alguns botequins tradicionais de Sampa servem algo semelhante. Entre eles o Bar Leo, no Centro.

Porém, o do Schwarzwald é, de longe, o mais interessante que provei. Os pequenos canapés de pão escuro (que em Curitiba eles chamam de broa) vêm cobertos com uma boa quantidade de carne crua muito bem temperada. São salpicados de cebola e cebolinha cortadas.

Deixei o Submarino de lado e segui no chope claro da Brahma, com ótima tirada por ali. Terminamos em poucos minutos de beliscar a Carne de Onça e depois ainda havia sobrado fome.

Estávamos em dúvida se deixávamos ou não para fechar os comes em outro lugar. Talvez. Pedi uma porção de salsichas que não agradou nem a mim nem a minha esposa.

Não porque estivesse ruim, apenas sem graça. Tudo bem, a memória da Carne de Onça supera esse deslize. Ademais há muitos outros pratos típicos alemãs no cardápio que me pareceram tentadores.

O Bar do Alemão é um programa obrigatório para quem passa por Curitiba, principalmente por sua Carne de Onça e o Submarino. Mas cuidado para não afundar demais na dose.

Schwarzwald Bar do Alemão

Endereço: Rua Doutor Claudino dos Santos, 63 – Centro / São Francisco. Curitiba / PR.
Funcionam diariamente das 11h às 2h.
Contatos: (41) 3223-2585 e (41) 3225-3536

Para saber mais: 
bardoalemaocuritiba.com.br

Gostou da dica? Então quando der um pulo lá não deixe de falar pra gente como foi a experiência no Instagram do Diários Gastronômicos ou aqui no blog.

About André Comber

editor do site Diários Gastronômicos

View all posts by André Comber

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.