Edimburgo: Haggis no Guildford Arms e folk no Sandy Bell’s Pub

Edimburgo, pub
Apresentação de folk em um pub de Edimburgo

Apesar da neblina seguimos com um dia perfeito em Edimburgo, terminando com Haggis no Guildford Arms Pub e folk no Sandy Bell’s Pub.

Despedimo-nos dos nossos novos amigos e do Oxford Bar para enfrentar mais uma vez o frio e da fina chuva da noite. Resolvemos pegar um táxi até o próximo destino, o Guildford Arms Pub, não muito distante.

A fome começou a nos bater junto com um profundo cansaço. Entramos com mala, sacolas e tudo no bonito e grande pub escondido numa viela na parte nova da cidade. Sentamos no mezanino e logo fomos atendidos de forma simpática (como sempre).

Fotos relativas ao texto: Edimburgo: Haggis no Guildford Arms e folk no Sandy Bell’s Pub
Haggis no Guildford Arms Pub em Edimburgo
Haggis no Guildford Arms Pub

Eu pedi salsichas de porco com haggis e blue cheese, acompanhado do eterno purê de batatas inglês e um molho de vinho tinto (Pork, haggis, dunsyre blue cheese sausages on mash with red wine gravy – 8,80 Libras).

O Haggis é um tradicional prato escocês, servido em tripas (como salsichas) , em pasta, ou dentro de um estômago de carneiro. Neste último caso como a buchada nordestina. A mistura é composta geralmente miúdos como partes do estômago, coração, fígado e pulmões de ovelha com várias especiarias.

A salsicha de Haggis lembrou-me distante uma tipica saucisse parisiense que eu adoro, a Andouillette. Também é feita de miúdos, só que de porco. Para beber, uma pint da já familiar Deuchars IPA.

Fotos relativas ao texto: Edimburgo: Haggis no Guildford Arms e folk no Sandy Bell’s Pub
Fish and Chips do Guildford Arms Pub

A Silvia ficou no Fish and Chips (Fresh breaded haddock fillet with salad tartare sauce and chips – 9,40 Libras). Foi um bom jantar.

Não demoramos muito por lá. A idéia era pegar um táxi até o hotel, deixar as sacolas e malas, sacudir o cansaço e esticar a noite mais um pouco num pub com música perto de onde estávamos hospedados. Era uma oportunidade única. A noite seguinte em Edimburgo seria de descanso, pois teríamos de viajar muito cedo, para Dublin, no sábado.

Quinta feira, e vamos ver o que nos espera. Procuramos realizar a escala o mais rapido possível, sem banho, só um reforço de desodorante no sovaco. Já eram umas dez horas e saímos novamente, dessa vez caminhando pela névoa, a escuridão, e os poucos graus das ruas.

Sandy Bell’s Pub

O bar era realmente perto do hotel. Chama-se Sandy Bell’s Pub e pelas nossas indicações, um lugar frequentado por um público bastante variado, de motoristas de ônibus, passando por estudantes e até filósofos.

Fotos relativas ao texto: Edimburgo: Haggis no Guildford Arms e folk no Sandy Bell’s Pub
Sandy Bell’s Pub

Imaginei um lugar apinhado de turistas, com um desses grupos folclóricos a tocar uma gaita de fole num palco iluminado. Engano meu, para nossa sorte. O Sandy Bell’s é um pub bem charmoso, comprido, que ao menos aquela noite, não apresentava (a não ser por nós ) nenhum sinal de turistas a espreita.

O lugar estava cheio é de escoceses. De fato um público bastante variado, de jovens a velhos, modernos e antiquados. Um ótimo grupo se reunia numa roda de folk ao fundo. O clima estava simplesmente fantástico!

Folk num pub de Edimburgo

Bastou entrar para espantar o sono. Arrumamos um cantinho para sentar, peguei duas pints da irlandesa Murphy´s e ficamos ali relaxados e felizes curtindo um folk num pub de Edimburgo. O momento fechou com chave de ouro o ótimo dia em que conhecemos fantásticos bares, cada um com suas próprias virtudes.

Fotos relativas ao texto: Edimburgo: Haggis no Guildford Arms e folk no Sandy Bell’s Pub
Folk no Sandy Bell’s Pub em Edimburgo

Poderia repetir toda essa programação novamente na sexta-feira. No entanto o tempo em Edimburgo era curtíssimo e já tínhamos até descartado a ida a região de Leith. Essa é uma área que ficou famosa após ser retratada no filme Transporting e, apesar do passado decadente, hoje tem boas opções de bares e restaurantes.

Assim, pedimos apenas mais uma rodada, de música e de cerveja. Desta vez provei uma Mc Ewan’s Export Draft. A Silvia ficou com a sua predileta, a australiana Foster’s. O cansaço voltou, era inevitável, tudo estava muito corrido. Voltamos para o hotel na esperança de pegar um dia seguinte de sol, ou ao menos sem neblina.

Links dos pubs citados:
Guildford Pub: guildfordarms.com
Sandy Bell’s Pub: sandybells.com

Gostou da dica? Então deixe o seu comentário no Instagram do Diários Gastronômicos ou aqui no blog.

About André Comber

editor do site Diários Gastronômicos

View all posts by André Comber

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.