Londres: Brick Lane and The Ten Bells pub

Um dia de sol e céu azul, esticamos o passeio atravessando East End onde conhecemos o histórico The Ten Bells pub e terminamos na fascinante região de Brick Lane.

Esqueci de citar um fato, ou um sentimento, importante que vivi no sábado, terceiro dia da viagem. Durante a tarde foi a primeira vez que andei num dos famosos ônibus de dois andares ingleses. Não mais os célebres Routemasters, mas mesmo assim sensacionais.

Fotos relativas ao texto Londres: Brick Lane and The Ten Bells pub

Não fosse o trânsito meio caótico de Londres, teria passado a viagem inteira rodando a cidade no segundo andar de um ônibus, num verdadeiro city tur. Com a vantagem de não ter um sujeito gritando num microfone em nosso ouvido. Londres possui uma excelente cobertura de linhas de ônibus e não há lugar que não dê para ir num ‘bus’ vermelhão.

Columbia Road Flower Market

Bom, seguindo com o meu conta-gotas cronológico, volto então ao domingo, dia 21 de março. Acordamos muito cedo para ir ao Columbia Road Flower Market , do outro lado da cidade em East End. Mais uma vez o Underground nos traiu e a linha de nossa casa até Bakerloo não estava funcionando.

Para minha felicidade tivemos que pegar novamente um ônibus até o antigo bairro onde a Silvia morou, Westbourne Park. De lá seguimos no Tube pela Circle Line. Acabou por ser uma boa alternativa, pois a linha cortava mais rapidamente a cidade em direção a leste, nosso destino.

Fotos relativas ao texto Londres: Brick Lane and The Ten Bells pub

O Columbia Road Flower Market estava cheio e com o clima bastante agradável. Passeamos um pouco pela área e fomos a pé até o Spitalfields Market, nas rebarbas da City.

Spitalfields Market

A Silvia tomou um susto, pois aparentemente o mercado que ela conhecera havia se modificado por completo. De fato parecia mais um shopping center do que o mercadão popular, como eu esperava. No entanto há coisas interessantes em brechós para se catar por ali e acho um programa válido.

Fomos consumidos por uma fome instantânea, dessas fomes de viagem que muitas vezes nos transforma em monstros. A idéia era seguir até Brick Lane e comer por lá, mas do jeito que a coisa estava tivemos que parar em uma Patisserie por ali no Spitalfields e beliscar algo.

Comemos na Patisserie Valerie, um lugar arrumadinho, com cara de rede e temática afrancesada. Dividimos um bagel com salmão defumado e cream cheese e uma quiche (bem grande) de espinafre.

Ten Bells pub

Demos um pulo num pub bem antigo ali pertinho, o Ten Bells, fundado em 1666. Certamente a casa já teve dias melhores e hoje ela está bastante largada, o que chega a dar pena. Mesmo em meio à decadência dá para reparar o belo conjunto de azulejos originais restando no fundo do ambiente. Apesar disso, acho que aquele clima de pub abandonado faz sucesso, pois a casa estava cheia de gente espalhada pelas mesas e sofás.

Fotos relativas ao texto Londres: Brick Lane and The Ten Bells pub

Pedi uma half pint draft da ótima cerveja John Smith Extra Smooth, uma estilo Pale Ale suave e deliciosa, que para mim ficou no ranking das melhores da viagem. Dividimos um saquinho de batatas chips com vinagre. É um clássico inglês que gera estranheza até o momento em que a gente prova e então constata: como não pensamos nessa combinação antes? Batata frita com vinagre, por incrível que pareça para nós brasileiros, é uma coisa gostosa.

Brick Lane

Logo saímos para Brick Lane e nos perdemos pelas ruas em volta da região, um emaranhado gigante de feiras, galpões em meio a antigas fábricas, barracas com comida, brechós, antiquários e as mais fantásticas coisas.

Foi junto com o Borough Market o programa que mais curti em toda a viagem. São muitas coisas interessantes para se ver em pouco tempo. Compramos um quadro de um argentino Gustavo Ortiz. Imagine vir até a Londres para conhecer um pintor hermano que tem um trabalho muito legal.

Fotos relativas ao texto Londres: Brick Lane and The Ten Bells pub

Fiquei louco com as diversas barracas de comida de tudo que é parte do mundo, sabores que eu nunca provei, cheiros que nunca senti antes. Aquele bagel e a quiche que comemos no Spitalfields ficaram atravessados na garganta.

O resto de fome nós reservamos para gastar em um restaurante de comida indiana da área. Recomendo com todas as estrelas o programa, percam-se e provem de tudo um pouco por ali quando forem a Londres. Como se tivesse combinado com a minha sensação de felicidade, o céu se abriu todo em um azul profundo e o sol apareceu para iluminar mais o nosso passeio. Era hora de almoçar.

Mais sobre o The Ten Bells: tenbells.com

Gostou da dica? Então deixe o seu comentário no Instagram do Diários Gastronômicos ou aqui no blog.

About André Comber

editor do site Diários Gastronômicos

View all posts by André Comber

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.