Londres: Peking Duck em Chinatown

Chegamos a Chinatown para um dos eventos que eu mais esperava em Londres, comer um Peking Duck em uma casa de comida chinesa da região. O casal de amigos, Thais e Andres, participaram deste momento especial de nossa jornada.

Já estávamos mais para a China do que a Europa quando demos de cara com a bela vitrine do restaurante Four Seasons, com umas dezenas de patos e costelas de porco fritas perduradas. A sensação foi a mesma que sentia quando eu era criança e babava em frente a uma loja de brinquedos.

A espera compensa

Havia uma fila de espera, mas nada abalava nossa saltitante alegria no meio do frio das ruas da capital londrina. Não satisfeitos em ficarmos quietos aguardando na porta do estabelecimento, dei um pulo com o Andres em uma fantástica birosca asiática ao lado.

Foto do texto Londres: Peking Duck em Chinatown
Peking Duck

Eu poderia ter ficado horas a explorar as mil e uma coisas exóticas dali. Sacos de biscoitos, latas e produtos que nunca tinha visto antes na vida. Mas passei apenas para comprar um pote de ervilhas fritas com wasabi para dividir com o pessoal e uma grande lata da cerveja japonesa Asahi.

Não demorou e arrumarmos uma mesa no segundo andar do restaurante. Deixei a cargo das meninas, mais experientes em comida chinesa, a escolha dos pratos. Decidi apenas, junto com o Andres, pedir uma iguaria ambientalmente incorreta de entrada: Sopa de barbatana de tubarão. Para beber, a clássica e cerveja chinesa Tsingtao.

Sopa de barbatana de tubarão

Essa sopa, dizem os chineses é afrodisíaca. Como quase tudo que é consumido naquele país. Um número significativo de tubarões são pescados todos os anos para se produzir o prato. Detalhe importante, somente a barbatana é aproveitada no processo. O resto do animal é jogado fora.

Foto do texto Londres: Peking Duck em Chinatown
Sopa de barbatana de tubarão

Bom, se já mataram o bicho para servir a sopa aqui, melhor que eu coma do que desperdice até as barbatanas. Provei e não gostei muito. A textura é estranha, pegajosa como a goma de um tacacá. Talvez o Andres, que tem família paraense, tenha curtido mais.

carne da barbatana é servida desfiada e misturada a essa estranha goma transparente. Não faço questão de comer novamente, para o alívio dos meus amigos ambientalistas.

Peking Duck e Crispy Duck

As meninas solicitaram dois pratos bastante famosos e considerados como nacionais da China: Roast Peking Duck e um Aromatic Crispy Duck. Além de um Crispy Seaweed um Prawncra.

No Roast Peking Duck, ou Pato de Pequim, a macia carne é servida em fatias, junto com a pele. O Aromatic Crispy Duck, o célebre pato laqueado, é uma variação Roasted Peking Duck. A diferença é que a carne é servida desfiada.

Foto do texto Londres: Peking Duck em Chinatown
Crispy Duck

Os pratos são acompanhados por uma espécie de panqueca muito fina e leve, pepino em tiras e alho poró. Come-se envolvendo a carne de pato nas panquecas. Uma delicia!

Crispy Seaweed e Prawncra

Crispy Seaweed é um acompanhamento bastante tradicional na Ásia. Trata-se de algas fritas, agridoces e crocantes. É muito gostoso e acompanha bem diversos tipos de alimento. Prawncra, ou Prawn Cracker é uma espécie de massa frita crocante, como um biscoito, bastante comum na culinária asiática. Eu já citei aqui no blog quando estivemos no restaurante de comida de Bangladesh.

Para mim foi como ter ido a um restaurante chinês pela primeira vez na vida e não deixa de ser verdade. Não há nada comparado com aquilo no Brasil. Ao menos não a um preço tão acessível. O jantar foi bem em conta considerando os preços de Londres. Uma boa casa com culinária chinesa de verdade, que fuja do esquema frango xadrez, faz muita falta por aqui no Rio de Janeiro.

Gostou da dica? Então deixe o seu comentário no Instagram do Diários Gastronômicos ou aqui no blog.

About André Comber

editor do site Diários Gastronômicos

View all posts by André Comber

0 Comments on “Londres: Peking Duck em Chinatown”

  1. Vamos repetir essa experiencia agora em paris???O que sera que eles servem de exotico la?
    Filhote de croissant?
    Grand abs e parabens pelo novo layout!

    1. Paris seria maravilhoso! Não deixe de provar andouillete, um embutido de tripas delicioso que provei na cidade. Quem sabe nós não damos uma escapulida até lá…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.