Santa Fé o Cupim Casquerado da Avenida Pompéia

Santa Fe cervejaria, São Paulo

Preparo popular no interior de São Paulo Na capital, um dos melhores locais para se provar o Cupim Casquerado é no Santa Fé o Cupim, na Avenida Pompéia.

O cupim é retirado da corcova do Boi Zebu, a raça de gado mais amplamente criada no país. Comecei a dar mais valor e a gostar do corte quando me mudei para São Paulo, onde o Cupim é bastante apreciado. Diz-se que prato tem origem na cidade de Araçatuba.

Santa Fé o Cupim
Porção de Cupim Casquerado do Santa Fé Cervejaria

Quando era pequeno, no Rio de Janeiro, lembro-me, nas idas a churrascaria com a família, dos garçons circulando com espetos de Cupim pelo salão e tentando empurrar, sem sucesso, o corte para os clientes. Meus pais também não eram muito fãs do troço e nunca me deixavam provar.

Em São Paulo o Cupim está longe de ser tratado como uma carne de “terceira” e faz parte mesmo do cardápio principal de bares.

Santa Fé o Cupim
O Cupim é servido acompanhado de pão, farofa, vinagrete…
Santa Fé o Cupim
Mandioca cozida. Coisa para uns cinco caboclos com fome
Estilo simples, comida farta

O Santa Fé é um restaurante de estilo simples e longe de ter pretensões descoladas. Um lugar para ir com grupos grandes e com a família e para quem não tem medo de comer muito e nem de comidas mais substanciais.

O cardápio contempla enormes pratos de Filé ao estilo Madeira, Francesa, Parmegiana, Cubana e por aí vai. Também picanha, Costela de Boi e outros clássicos que parecem nunca cansar como Camarão à Grega. Mas o destaque mesmo fica por conta do Cupim.

Cupim Casquerado

O Cupim Casquerado leva um tempero “especial” e é assado por um longo tempo, no qual grande parte da gordura derrete, dando sabor e umedecendo a carne. Depois vai sendo cortado pelas beiradas conforme tosta por fora e servido em lascas crocantes e deliciosas. Daí o Casquerado do nome.

A porção ainda é servida acompanhada de molho vinagrete, mandioca cozida, farofa e pão. É coisa para uns quatro ou cinco caboclos com fome. Ideal mesmo é ir com umas seis pessoas porque vale muito pedir a porção de Linguiça Cuiabana Grelhada para abrir os trabalhos.

Santa Fé o Cupim
A Linguiça Cuiabana Grelhada é uma boa pedida para começar

O bar da Pompéia também é um destino legal para tomar uma cerveja de tarde e curtir uns petiscos de braseiro sem gastar os tubos (o próprio Cupim também é servido como petisco), pois é um destino relativamente barato (digo relativamente, pois nada mais é barato neste mundo).

Apesar de se denominar como uma cervejaria, a carta de cervejas se restringe aos rótulos da Inbev. Mesmo assim oferta mais de uma dezena de marcas, o que satisfaz a uma alma cervejeira.

Santa Fé o Cupim

Endereço: Avenida Pompéia 600 – Vila Pompéia. São Paulo / SP
Horário: de terça à quinta das 12h às 23h. Sexta e sábado das 12h às 00h. Domingo das 12h às 21h. Segunda das 12h às 18h.
Contato: (11) 2594-3426

Para saber mais: instagram.com/santafeocupim

Gostou da dica? Então der um pulo em um pulo lá não deixe de falar pra gente como foi a experiência no Instagram do Diários Gastronômicos ou aqui no blog.

Encontre outras dicas de destinos em São Paulo em: comer e beber em Sampa

About André Comber

editor do site Diários Gastronômicos

View all posts by André Comber

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.