Filé à Parmegiana gigante do Degas

Degas Pompeia, file a parmegiana

Entre os infindáveis lugares que servem Filé à Parmegiana em Sampa, o Degas tem uma versão que alimenta uma família. O restaurante não é nada humilde ao afirmar que serve “O melhor filé parmegiana de São Paulo”.

Bom, não comi assim tantos parmegianas na cidade a ponto de poder assinar embaixo esta afirmação. No entanto, garanto com certeza que os amantes do prato sairão felizes do Degas comendo uma versão muito boa e por um preço convidativo.

Parmegiana do Brasil

O Filé à Parmegiana (ou Bife à Parmegiana) é o mais clássico prato da gastronomia paulistana e também um dos mais populares. Não há boteco ou restaurante tradicional que não tenha a sua versão desta criação.

Degas Pompeia, file a parmegiana 2
Uma parte do pedido já servido no prato. Ainda deu para repeteco

Esse prato não tem nada de italiano, só a referência a cidade de Parma no nome. A receita é fruto, na verdade, da inventividade brasileira. Na maioria dos casos nem queijo Parmesão leva, mas sim o nosso mussarela amarelo de todo dia (não o Mozarela).

Não é um dos meus pratos prediletos, mas tenho bastante respeito pelo seu valor cultural e por considerá-lo uma invenção genial. Reúne um conjunto de características que o brasileiro adora na comida: farto, com muito queijo derretido e molho de tomate, além da carne à milanesa.

Degas Pompeia, pasteis
Não deixem de pedir os pastéis de carne e queijo de entrada. Muito bons

Não bastasse isso ainda é servido com aquela overdose de carboidratos de sempre: arroz, batatas e, em alguns casos, também farofa. É um prato que parece abraçar a nossa fome. Depois de comer a sensação que dá é de um abraço que não deixa a gente levantar da cadeira.

Clássico Degas

De tão grande o Filé à Parmegiana no restaurante da Avenida Pompéia é servido em uma travessa do jeito que o povo gosto, cheio de queijo por cima. Ao final do preparo a travessa ainda vai ao forno “a lenha” (orgulho da casa) para gratinar.

Degas Pompeia 01
O Degas da Pompéia: um pouco mais arrumado que em Pinheiros

O Parmegiana preparado com contra filé que pedimos dá para três ogros ou quatro seres humanos com fome normal. Com filé mignon o valor sobe um pouco. Mesmo com nossa reconhecida ogrice a porção nos deu trabalho para raspar. Ainda mais com aquela quantidade enorme de fritas e arroz de guarnição.

Então anotem aí: bateu aquela vontade de um Filé à Parmegiana, o Degas é um porto seguro e melhor de tudo, funciona todos os dias, o dia inteiro.

Restaurante Degas Pompéia

Endereço: Avenida Pompéia, 796 – Pompéia. São Paulo/SP
Horário: diariamente das 11h30 às 23h30.
Contatos: (11) 3873.0150 / (11) 3873.2736 / contato@degaspompeia.com.br

Para saber mais:

degaspompeia.com.br

instagram.com/degaspompeia

Gostou da dica? Então der um pulo em um pulo lá não deixe de falar pra gente como foi a experiência no Instagram do Diários Gastronômicos ou aqui no blog.

Encontre outras dicas de destinos em São Paulo em: comer e beber em Sampa

About André Comber

editor do site Diários Gastronômicos

View all posts by André Comber

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.